A EREM Dr. Mota Silveira, fundada em 15 de março de
1965, situa-se à Avenida Marechal Presidente Castelo Branco, s/nº. Foi
construída em convênio com a Aliança para o Progresso, sendo inaugurada pelo
Ato nº 1.343 do então governador do Estado, o Exm° Dr. Paulo Pessoa Guerra. A
Escola Rural Dr. Mota Silveira despontou no município com pouco mais de cem
alunos, mas já em 1976 implantava o que na época se denominava 1º Grau Maior.
Em 1982, implanta o 2º Grau desenvolvendo, ao longo dos anos, cursos como
Comércio e Contabilidade. Após anos de atendimento ao Ensino Fundamental e
Médio, atualmente, oferece o Ensino Médio (Estudos Gerais, Normal Médio e
Travessia). Seu corpo discente é composto basicamente de jovens e adultos
provenientes da zona rural. Em 2009, a escola foi incluída no Programa de
Educação Integral sob o decreto nº 32.961 com a tarefa árdua, mas
gratificante de ofertar uma educação com vistas a promover o pleno
desenvolvimento do educando, tornando-o apto a agir de forma consciente na
sociedade e com qualificação para se inserir no mundo do trabalho.
|
Formar alunos prontos para a vida pautados na temática
utilizada pela escola, com base nos estudos relevantes aos valores que
consideramos essenciais para o desenvolvimento de um bom cidadão:
SOLIDARIEDADE, RESPEITO, TRANSPARÊNCIA e COOPERAÇÃO.
Patrono
Dr. Justino da Mota
Silveira, nasceu na cidade de Bom Jardim estado de Pernanbuco no dia 14 de
junho de 1855 e faleceu na sexta-feira, em 19 de abril de 1946, com 91 anos de
idade. Era filho de Justino da Mota Silveira e de Maria Luiza de Assunção Simoa
Calvalcante.
Vivia trabalhando com seus pais, no engenho Santa Cruz na cultura de cana-de-açúcar. Sonhava ser médico para atender à clientela bonjardinense, porém seus pais eram pobres e não podiam custear seus estudos. Conseguiu fazer o curso primário. Em seguida, viajou para Recife e de lá para Salvador. Matriculou-se no Colégio Abílio César Borges e foi muito bem recebido pelo diretor. Tendo acabado o dinheiro e doente não foi possível continuar seus estudos. Voltou a Pernambuco. Chegando em Bom Jardim, embrenhou-se novamente no velho engenho, trabalhou com toda força que lhe restava, tendo em mente o ideal de ser médico para servir a sua terra. Quatro anos levou economizando para tentar pela segunda vez o seu sonhado título. Voltou para a Bahia levando consigo dois escravos para ajudá-lo a custear seus estudos. O jovem foi recebido no colégio com grande satisfação e já dispunha de sólidas amizades inclusive do diretor. Em pouco tempo tornou-se um exímio latinista e dominou com fluência o francês, matérias das quais se tornou professor, para ajudar nos seus estudos. Terminando seus preparatórios, ingressou na famosa faculdade de medicina da Bahia fazendo todo o curso e merecendo sempre citações e louvores como aluno aplicadíssimo, diplomando-se em 24 de dezembro de 1885 regressando de imediato à terra amada e distante. No ano seguinte contraiu matrimônio com Dona Guilhermina Concionila da Mota Silveira. Menos de vinte anos durou esta união, pois ela faleceu em 15 de agosto de 1904. Do seu casamento resultaram quatro filhos. Foi o primeiro prefeito eleito da cidade, figura de projeção nos meios políticos da época, homem acatado e influente que chegou a ocupar no Estado postos de relevância os quais honrou com sua aprimorada cultura, caráter e coração. Foi deputado, senador, presidente da câmara estadual e prestigioso chefe político. Em sua homenagem, foi fundada a Escola Rural Dr. Mota Silveira, em 17 de março de 1965.
Hino
Letra: Professora
Angelita Costa Batista
Música: Luiz Gonzaga Mota Silveira iluminado Pelas luzes do nosso porvir Na defesa desta escola Lutaremos com amor varonil Nosso templo majestoso Onde há grandes luzes do saber Nós devemos estudar Nós devemos trabalhar Para unidos cumprir nosso dever. Salve! Salve! Nossa escola Com esforço nós vamos vencer Lutaremos sempre unidos Na defesa do nosso saber. Os paus d’arco cor de ouro Que embelezam a nossa região Enobrecem o Mota Silveira Na grandeza de sua educação Nesta escola aprendemos A galgar os degraus do saber Berço de glória estudantil Da juventude do Brasil Decididos haveremos de vencer.
Nossos
Valores
SOLIDARIEDADE:
união entre os agentes do processo educativo, reconhecendo que o “eu” não
existe sem o “nós”.
RESPEITO: ambiente propício para que todos sejam digna e respeitosamente tratados, superando os conflitos e diferenças. TRANSPARÊNCIA: trabalho pautado na transparência das ações pedagógicas e administrativas. COOPERAÇÃO: desenvolvimento do espírito colaborativo, promovendo uma gestão participativa, refletindo sobre o compromisso de todos com o sucesso escolar
NOSSA MISSÃO
Garantiremos a oferta de um ensino de qualidade pautado na transparência e fundamentado nos princípios do respeito, da solidariedade e da cooperação. NOSSA VISÃO DE FUTURO Ofereceremos um ensino de qualidade com ações pedagógicas eficientes voltadas para a aquisição de competências, procurando assegurar um processo transparente de atendimento às necessidades dos educandos e incentivando o respeito mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todos. |
O ato da leitura é muito bom. Expande os horizontes, aumenta o vocabulário e nos torna mais flexíveis para argumentar.
Seguidores
terça-feira, 1 de agosto de 2017
HISTÓRICO E HINO DA EREM DR MOTA SILVEIRA BOM JARDIM PE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo blog, sucesso! Um bom trabalho no site. Seguindo!
ResponderExcluirNossa escola sempre proporcionando o melhor para toda comunidade escolar...Temos que sempre agradecer a Deus por este progresso.
ResponderExcluir