Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

NATUREZA DA CULTURA

 NATUREZA DA CULTURA



                    
A NATUREZA DA CULTURA

O que a natureza tem haver com a nossa cultura? Do que a natureza é capaz? Os índios são pura natureza, o homem é natureza. É através da linguagem e do trabalho que o Homem conhece, modifica e dá sentido ao mundo. O mundo que resulta do pensar e do agir humano não pode ser chamado de natural, pois se encontra modificado e ampliado por nós. As diferenças entre ser humano e animal não são apenas de grau, porque, enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, nós somos capazes de transformá-la em cultura.

     Desde antes de cristo as populações já demostravam que a cultura anda lado a lado com a natureza ao nosso redor. A realidade com que nos deparamos apresenta-se com duas fortes dimensões que estão  em diálogo: A Natureza e a Cultura...

          ...Na primeira dimensão, o Homem está perante o mundo natural, o mundo que lhe é dado, porque não é construído. É o mundo que se rege por leis próprias, que o homem não elaborou; leis que existem independentemente da intervenção humana. Mas o mundo como que se vai humanizando por intervenção direta do homem. Esta intervenção milenar do homem produz a segunda dimensão em que vivemos, a cultura....

               ...E esta não é só o resultado da interpretação que o homem faz da natureza, mas também traduz a invenção e criação humanas. A cultura, ao formar o homem, ao proporcionar-lhe a sua dimensão humanística, enriquece a natureza. Acrescenta algo à natureza. Assim, passaremos do estado natural ao estado cultural, que se manifesta em várias atividades, e tanto se faz sentir na própria natureza física, por exemplo, na culturas dos campos, como cultivar a terra, como na cultura humana que se traduz pela criação da filosofia, da matemática, da cibernética, da economia, da física, da sociologia, na política, etc.

     A natureza tem sido agredida pelo homem, e quando ele agride a natureza ele está agredindo a si próprio. Portanto o homem tem obrigação de preservar a natureza, ou acabará de transformando nesse lixo:       

 Com esta breve reflexão sobre natureza e cultura, pretende-se apenas dizer que o homem, ser que tende naturalmente para o saber, como escreveu Aristóteles, não se contenta apenas com tudo o que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais além, quer conhecer o enredo da própria natureza, de que ele é parte.

   O ser humano não para de se questionar sobre o mundo, sobre a cultura, sobre as pessoas e comportamentos, sobre eventos inesperados, atitudes, pensamentos e ideias. Talvez a cultura pouse em cima da natureza ou a natureza pouse em cima da cultura, no ponto de vista teórico, mas o que pode-se afirmar é que a cultura da humanidade em geral nos dias de hoje não está favorecendo nem o próximo nem o nosso planeta.

Postado por Daniel  

http://naturezaxcultura.blogspot.com.br/2011/10/natureza-e-cultura.html

 Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário