Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

CONTINUE ESTUDANDO " REGÊNCIA"



A pior maneira de não chegar a determinado lugar é pensar que já está lá. A mesma coisa é na escola, pensar que sabe tudo que o professor ensina é bobagem e perda de tempo. Lembre-se, ninguém está pronto e acabado, somos seres inacabados. Profª Lourdes Duarte.



REGÊNCIA


A sintaxe de regência trata das relações de dependência que as palavras mantêm na frase.

Regência é o modo pelo qual um termo rege outro que o complementa.

A regência pode ser verbal ou nominal, conforme for o caso, tanto pode ser verbal (quando rege verbos) ou nominal (quando rege nomes como substantivos e adjetivos).

Num período os termos regentes ou subordinantes (substantivos, adjetivos e verbos) reclamam outros (termos regidos ou subordinados)

EXEMPLOS

TERMOS REGENTES
TERMOS REGIDOS
Amor (a quem)
a Deus.
Rico (em que)
em virtudes.
Comprei (o que)
jóias.
Gostam (de que)
de festas.
Resido (aonde)
em Sorocaba.
Manto (de que)
de seda.
Foram vistos (por quem)
por mim.
Insisto (em que)
em que venhas.
Peixes (os quais)
que voam.
Lutares (para que)
para salvá-la.

Como se percebe nos exemplos acima os termos regidos, na maioria das vezes, prendem-se aos regentes por preposição.
No entanto como se vê no exemplo (Peixes que voam.) a dependência de um termo pode ser estabelecida pelos conectivos subordinativos. (que conjunção subord. integrante).

O SUJEITO não é regido de preposição, a não ser em casos que ocorre eufonia, eufonia é escrever de forma a tornar o som da frase mais agradável, então se pode usar a preposição de com o sujeito, ou seus adjuntos em orações reduzidas de infinitivo.

EXEMPLOS EM QUE OCORRE O USO DA PREPOSIÇÃO DE 
Aconteceu antes do sacerdote subir ao altar. (antes de o sacerdote subir)
Já é hora dele entrar na linha. (hora de ele entrar na linha)
Mariana começava a aceitar a ideia dessa tristeza vir de seu filho.  (a ideia de essa tristeza)

ATENÇÃO – No caso do sujeito ser o pronome pessoal eu, não deve ser feita a contração.

No caso de eu não vir, meus assistentes farão o trabalho. (não se escreve deu não se faz esta contração)

No caso do OBJETO DIRETO não há necessidade de haver um nexo (palavra que determine a subordinação), entre o termo regente e regido.

EXEMPLOS DE OBJETO DIRETO
A enfermeira acompanhava o medico. (acompanhava quem)
O mestre o ensinava. (ensinava quem)
O pintor finalizou o quadro. (finalizou o que) 

No entanto para se evitar uma pronuncia feia, tornando a frase com som melhor (eufonia), e para dar maior clareza a frase, em alguns casos usamos a preposição. 
EXEMPLOS
Os tigres despedaçam-se uns aos outros. (despedaçam quem? uns aos outros obj.direto)
Também se adormece a fome, como as crianças cantando. (adormece quem? a fome como as crianças)

O OBJETO INDIRETO sempre vem regido de preposição, clara ou implícita. Com os pronomes me, te, se, lhe, nós, vos, lhes. 
EXEMPLOS
Ele me obedece. (obedece a quem? a mim)
Eu lhe obedecia. (obedecia a quem? a ele)

As ORAÇÕES OBJETIVAS DIRETAS normalmente são regidas de preposição. 
EXEMPLO
Gosto de que vivam felizes. (Gosto de que? vivam felizes)
Eu os convenci a que fugissem. (Convenci a que? fugissem)

Às vezes, alguns escritores omitem a preposição:
Não se dignou abrir os olhos. (se dignou a que? seria a abrir os olhos)
Duvido que ninguém fosse mais generoso do que eu. (duvido de que? seria de que ninguém fosse mais generoso do que eu)
Estas omissões feitas pelos escritores são permitidas pela gramática, mas as orações continuam sendo objetivas indiretas.

Os PRONOMES o, a, os, as, usam-se como objetos diretos dos verbos transitivos diretos e dos verbos bi transitivos. (são os que pedem objetos diretos e indiretos)

Eu muito estimo aquele colega.
Eu muito o estimo.       
Deixa o menino brincar.
Deixa-o brincar.
João considerou Janete inteligente.
João a considerou inteligente.

Os PRONOMES lhe, lhes formam o objeto indireto dos verbos transitivos indiretos e dos bi transitivos. (são os que pedem objetos diretos e indiretos)

Obedece a teu professor.                            Obedece-lhe.
Não bata nos animais. 
Não lhes bata.
Recomendo cuidado aos jovens.                 Recomendo-lhes cuidado.

Alguns verbos transitivos indiretos não aceitam os pronomes lhe, lhes, por isso são escritas utilizando o pronome do caso reto.

EXEMPLOS
Recorri ao professor.
Recorri a ele.
Assistimos à festa.
Assistimos a ela.

ATENÇÃO: Os verbos deixar, fazer, mandar e ver, não língua culta só admite os pronomes oblíquos me,o,a,os,as, não admite o uso dos pronomes retos  eu,ele,ela,ele, elas.

EXEMPLOS
Deixe-me ver.                 
(Deixe eu ver) Errado
Deixe-o sair. 
(Deixe ele sair)Errado 
Faça-a andar.
(Faça ela andar) Errado                                               
Mande-os entrar. 
(Mande eles entrar) Errado                                          
Vejo-as amanhã.                                           
(Vejo elas amanhã) Errado

As ORAÇÕES ADJETIVAS são regidas de preposição dependendo do verbo que as constitui:

EXEMPLOS
Este é o amigo de quem mais gosto. (verbo gostar trans. indireto)
Acabou bem tarde a festa a cujo inicio assisti. (verbo assistir trans. Indireto)
Estava salgada a comida que comi. (verbo comer trans. direto por isto não pede a preposição)
A lição que estudei era bem fácil. (verbo estudar trans. direto por isto não pede a preposição)

As  ORAÇÕES COMPLETIVAS NOMINAIS normalmente, pedem o uso da preposição, em alguns casos pode haver omissão da preposição.

EXEMPLOS
Exigindo a preposição.
Agradece a quem te ensina.
Tinha a certeza de que chegaria cedo.
Eu estava esperançosa de que me chamasse.

Estes casos abaixo a preposição foi omitida, podendo ou não ser usada.
Estou certo que ela me estima. (de que ela me estima)
Tenho medo que meu pai me repreenda. (de que meu pai me repreenda)

Nas postagens seguintes veremos a regência de alguns verbos, como seu significado.


PARA REFLEXÃO:

Às vezes, naquele minuto de oração deixamos de tomar uma atitude precipitada, de proferir uma palavra agressiva, de permitir que a cólera nos induza a qualquer atitude infeliz.

CHICO XAVIER

FIQUE EM PAZ. Luconi
  

Colaboração, pesquisa e organização: Escritora e Poetisa, Luconi Márcia Maria, a quem agradecemos muito. A amiga Luconi tem cinco blogs, O link do blog TEXTOS, CONTEXTOS E REFLEXÕES  é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário