Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

USO DO POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ POR QUE:



Estudar vale a pena, nos engrandece e abre novos horizontes. 
Tire suas dúvidas!


USO DO POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ

POR QUE:

É uma expressão equivalente a “por qual razão”, "por qual motivo”, quando for uma junção da preposição por mais pronome interrogativo ou indefinido que:

Exemplos:

Por que você não foi ao escritório? (por qual razão)
Não sei por que acordei tão tarde. (por qual motivo)

Também o por que pode ser junção da preposição por mais pronome relativo que, neste caso o seu significado será “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”.

Exemplo:

Sei bem por que motivo você não veio. (pelo qual)

POR QUÊ:

Neste caso é quando ele vem antes de um ponto, seja final, interrogativo ou exclamativo. O seu significado continuará o mesmo, por qual motivo ou por qual razão.

Exemplos:

Você não tomou o remédio? Por quê? (por qual motivo)
Levantar cedo, por quê? A aula é após o almoço. (por qual razão)

PORQUE:

Neste caso é conjunção causal, explicativa ou final, seu significado aproximado é “pois”, “para que”, “uma vez que”.

Exemplos:

Fui ao laboratório porque tenho um trabalho a fazer. (pois)
Não entre em brigas porque você se prejudicará. (uma vez que)

PORQUÊ:

Neste caso é substantivo e seu significado é “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos:

Fale-me o porquê de sua missão. (o motivo)
Não vou te obedecer, me dê um porquê para fazê-lo. (a razão)


Abaixo um poema exemplificando a utilização desta palavrinha em suas variadas formas.

  
Por que nesta vida,
gélido é o meu caminho,
por mais que eu me debata, 
tudo em vão se mostra, por quê?


Eu talvez fosse o culpado, 
pois o porquê não atino,
mas com certeza está,
enraizado em minha alma.


Em mim mora a solidão, 
que a muito se alojou, 
trazida porque acreditei num amor, 
que só me trouxe desilusão. 


Então sigo a minha sina, 
o gélido na alma sentindo, 
falsos carinhos procurando,
até que se cumpra o destino

Autora: Luconi

02-05-2011



Bem por hoje é só, qualquer dúvida desta ou outra matéria deixe nos comentários, responderei o mais rápido possível. 




Fiquem com um elevado pensamento:


Fico triste quando alguém me ofende, mas com certeza,
eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor.....
Magoar alguém é terrível!
Chico Xavier

Fiquem em paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário