Seguidores

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A Terceira lei de Newton


A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo a recebe.

Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro. 


Também conhecida como lei da ação e reação, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. O enunciado da terceira lei diz que:
A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.
Observe a seguinte gravura:


Nessa gravura temos o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando se chocam ambas exercem forças uma sobre a outra, e após o choque cada uma segue um caminho. Lembrando que essas forças são grandezas vetoriais, e como tal elas possuem módulo, direção e sentido. Tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo  módulo, mesma direção, porém sentidos contrários, como se pode perceber. Uma seta para a esquerda e outra para a direita.

As forças de ação e reação não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.

Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo. Essas podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças de campo. 



A Terceira lei de Newton descreve o resultado da interação entre duas forças. Ela pode ser enunciada da seguinte maneira:
Para toda ação (força) sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto.

A partir desse enunciado, podemos entender que as forças sempre atuam em pares. Nunca existirá ação sem reação, de modo que a resultante entre essas forças não pode ser nula, pois elas atuam em corpos diferentes.

Imagine a situação em que alguém leva uma bolada no rosto. A ação seria a força feita pela bola sobre o rosto da pessoa, e a reação seria a força feita pelo rosto sobre a bola. Mesmo que a aplicação da força de reação seja involuntária, ela sempre acontece. As duas forças possuem exatamente o mesmo valor, mas são aplicadas em sentidos opostos. Na imagem abaixo, FBR é a força da bola sobre o rosto, e FRB é a força do rosto sobre a bola.


O caso do lançamento de foguetes
Outro exemplo de aplicação da terceira lei de Newton é o caso do lançamento de foguetes. No momento em que ocorre a queima dos combustíveis na base do foguete, uma enorme quantidade de energia é liberada. Assim sendo, uma enorme força é feita contra o chão e, em reação a essa força aplicada ao chão, o foguete é impulsionado para cima.
O Peso e a Normal

Ao colocar um corpo sobre uma superfície, a força peso força a superfície de modo que ela responde com uma força vertical e para cima a fim de suportar o peso do objeto. O nome dessa força é Normal.

A força normal não é considerada uma reação da força peso.
 A terceira lei de Newton diz que ação e reação atuam em corpos diferentes, e Peso e Normal atuam no mesmo corpo, contrariando a lei da ação e reação

Fontes: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br



http://brasilescola.uol.com.br

11 comentários:

  1. Passando para conhecer. Gostei muito da leitura. Te sigo. AbraçO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda amiga! É um prazer lhe ver aqui. volte sempre. Abraços

      Excluir
  2. Elza!
    Importante o trabalho que tem feito no blog.
    Divulguei lá no blog, quem sabe mais pessoas venham conhecer e poderão usufruir dos conhecimentos.
    Sucesso!
    Desejo uma semana de muita luz e paz!
    “Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.” (Dalai Lama)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy, que bom você seguindo o blog da nossa biblioteca. Seja bem vinda! Com certeza iremos participar do TOP comentarista e quem sabe mais livros pra nossa biblioteca. Abraços

      Excluir
  3. Oi Lourdes, vim conhecer seu novo filho, gostei legal para ativar nossa memória, voltarei outras vezes. Parabéns pelo relevante trabalho!

    Bjs! Estou seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo excelente blog, cuja finalidade é aumentar o conhecimento de todos, principalmente dos jovens alunos. Desejo que continuem divulgando matéria para dar apoio a tantos estudantes.
    Um grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo, seja bem vindo, estamos felizes com sua participação. Um grande poeta! Volte sempre, abraços

      Excluir
  5. Olá, Elza!

    Tudo bem?

    Deixei um comentário nesse post, mas agora não o vejo, mas ele ficou aqui registado, pke eu o vi, após o ter escrito. Que terá acontecido?

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  6. 16:26 hora em k ficou o meu comentário aqui. Ah, não pode ser! Aqui, Portugal, são 0:27, portanto aí, 20:27m.

    Ah, deve ser o relógio do blog, que está desacertado. Veja isso, Elza, se pretender, claro!

    Dias felizes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu, seus comentários e sua presença aqui, tem sido gratificante. Obrigada, seja sempre bem vinda! Abraçoss

      Excluir