Seguidores

terça-feira, 22 de agosto de 2017

VERBO IRREGULAR PÔR



Se você empregasse seu tempo em estudar, pensar e planejar todos os dias poderia desenvolver e usar o poder que talvez mudasse todo o curso do seu destino.
Prof Lourdes Duarte
Vamos estudar!


VERBO IRREGULAR PÔR

     O verbo por apesar de terminar em or, pertence à segunda conjugação er, porque ele é o antigo verbo poer.

Como ele se considera da segunda conjugação todos os verbos que derivam do verbo por (antepor, compor, contrapor, decompor, dispor, entrepor, expor, opor, repor, prepor, pressupor, predispor, sobrepor, transpor, etc.) e seguem o seu exemplo de conjugação.




Modo Indicativo:

Presente
Pretérito Imperfeito
Pretérito Perfeito
Eu ponho
Eu punha
Eu pus
Tu pões
Tu punhas
Tu puseste
Ele põe
Ele punha
Ele pôs
Nós pomos
Nós púnhamos
Nós pusemos
Vós pondes
Vós púnheis
Vós pusestes
Eles põem
Eles punham
Eles puseram

                                                     

Pretérito mais que perfeito
Futuro do Presente
Futuro do Pretérito

Eu pusera
Eu porei
Eu poria
Tu puseras
Tu porás
Tu porias
Ele pusera
Ele porá
Ele poria
Nós puséramos
Nós poremos
Nós poríamos  
Vós puséreis
Vós poreis
Vós poríeis
Eles puseram
Eles porão
Eles poriam


Modo Subjuntivo: 

Presente
Pretérito Imperfeito              
Futuro
Que eu ponha
Se eu pusesse
Quando eu puser
Que tu ponhas
Se tu pusesses
Quando tu puseres
Que ele ponha
Se ele pusesse
Quando ele puser
Que nós ponhamos
Se nós puséssemos
Quando nós pusermos
Que vós ponhais
Se vós pusésseis
Quando vós puserdes
Que eles ponham
Se eles pusessem
Quando eles puserem


Modo Imperativo: 

Afirmativo
Negativo              
Põe tu
Não ponha tu
Ponha você
Não ponhas você
Ponhamos nós
Não ponhamos nós
Ponde vós
Não ponhais vós
Ponham vocês
Não ponham vocês


Formas Nominais:


Infinitivo impessoal – Aquele que não se refere a nenhuma pessoa

 Infinitivo - pôr
Gerúndio – pondo
Particípio - posto

Infinitivo pessoal – Refere-se às pessoas do verbo:

Pôr eu
Pores tu
Pôr ele
Pormos nós
Pordes vós
Porem eles


Para reflexão


Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser. 

Chico Xavier
 Fique em paz.Luconi


Colaboração, pesquisa e organização: Escritora e Poetisa, Luconi Márcia Maria, a quem agradecemos muito. A amiga Luconi tem cinco blogs, O link do blog TEXTOS, CONTEXTOS E REFLEXÕES  é:
http://textoscontextosereflexoes.blogspot.com.br/ Vale a pena conhecer seus blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário