Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

AGROPECUÁRIA e Agropecuária no Brasil


O que é Agropecuária:

       Agropecuária é o estudo, teoria e prática da agricultura e da pecuária, em uma relação de reciprocidade. É uma das áreas do setor primário responsável pela produção de bens de consumo. 
A agropecuária é uma atividade exercida, principalmente, por pequenos produtores, que unem as técnicas da agricultura - cultivo de plantas e hortaliças - com a pecuária, que é criação de animais (gado, suínos, aves, equinos e etc). 
É através da agropecuária que são obtidos alguns dos produtos essenciais para o cotidiano da vida em sociedade, como carnes, legumes e outras substâncias de origem animal e vegetal. Exemplo: ovos, leite, manteiga, cereais, grãos (arroz e feijão, por exemplo), entre outros. 
Além dos bens de consumo para o ser humano, a agropecuária também é responsável pela produção de matérias-primas utilizadas na confecção de cosméticos, remédios, combustíveis e demais produtos de grande importância para a vida moderna. 
O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é composto, entre outros elementos, pelos valores obtidos na produção agropecuária. 
Os agropecuaristas (produtores que praticam a agropecuária) utilizam meio tradicionais para o manejo do trabalho, com técnicas de cultivo e criação que são passadas através das gerações. 
No entanto, atualmente, as novas tecnologias começam a marcar presença nos espaços rurais. Na agropecuária, por exemplo, o uso de máquinas e veículos que auxiliam e agilizam o processo de plantação, colheita ou manejo da agricultura e pecuária são cada vez mais comuns. 
Para classificar os sistema agropecuários que ainda utilizam técnicas tradicionais de produção e os que integram as tecnologias para o manejo do trabalho, surgiram as seguintes subdivisões: extensiva, intensiva com mão de obra e intensiva.  
Agropecuária extensiva: ausência de tecnologia, baixa produtividade e mão de obra totalmente familiar.  
Agropecuária intensiva com mão de obra: ausência de tecnologia, baixa produtividade, mas com muitos trabalhadores. É uma prática em áreas subdesenvolvidas. 
Agropecuária intensiva: muita tecnologia e pouca mão de obra, além de ter índices de produtividade bastante elevados. É uma prática em áreas desenvolvidas. 

Agropecuária no Brasil

A agropecuária brasileira é um dos principais motores para o PIB nacional, representando cerca de 8% do Produto Interno Bruto do país, além de ser considerada a primeira atividade econômica desenvolvida no Brasil. 
A agropecuária no Brasil produz emprego para aproximadamente 10% da população, de acordo com o Censo Agropecuário. A mesma estatística aponta que a maioria dos agropecuaristas do país utilizam mão de obra familiar. No total, o Brasil possui 330 milhões de hectares destinados para a agropecuária, sendo que, grande parte é divido entre os pequenos e médios produtores. 
Agropecuária e Pecuária
A agropecuária é um conjunto formado entre as práticas da agricultura (cultivo de plantas) e da pecuária (criação de animais). O trabalho realizado em sintonia e reciprocidade entre estes dois ramos da atividade rural, forma a agropecuária.
Por sua vez, a pecuária, como dito, destina-se apenas ao manejo e criação de animais (gados, aves, suínos, equinos e etc). 

     A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros. Esse segmento da economia é um dos elementos que compõem o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar.
Essa atividade é exercida há milhares de anos, sendo de fundamental importância para a sobrevivência humana, pois é através dela que se obtém alimento. O desenvolvimento de técnicas proporcionou (e ainda proporciona) muitas transformações na estrutura da agropecuária, fato notório ao analisarmos a evolução dos métodos de cultivo e de criação de animais ao longo dos anos.


Apesar da evolução tecnológica, muitas propriedades continuam utilizando métodos tradicionais de cultivo e de criação de rebanhos, sobretudo nos países subdesenvolvidos, onde há pouco investimento na mecanização das atividades rurais. Nesse sentido, surgiu uma classificação dos sistemas agropecuários: sistema extensivo, sistema intensivo de mão de obra e sistema intensivo.

- Sistema extensivo: se caracteriza pela ausência de tecnologia e por uma baixa produtividade. Esse sistema é praticado por agricultores que utilizam a queimada como forma de preparo do solo e mão de obra familiar. A pecuária é desenvolvida em grandes áreas, onde o rebanho fica solto no pasto e procura seu próprio alimento.

- Sistema intensivo de mão de obra: praticado em regiões subdesenvolvidas, esse sistema apresenta características similares ao sistema extensivo (pouca ou nenhuma mecanização, não há seleção de sementes, métodos tradicionais de cultivo e de pastoreio, etc.). No entanto, esse sistema utiliza muitos trabalhadores, não se limitando à mão de obra familiar.

- Sistema intensivo: altamente mecanizado, adequação do solo para determinado plantio, beneficiamento de sementes, utilização de fertilizantes, implementos agrícolas, confinamento do rebanho, entre outros elementos que contribuem para intensificar a produtividade e a lucratividade dos proprietários. Exige pouca mão de obra e muito aparato tecnológico. Esse sistema é praticado, principalmente, em regiões desenvolvidas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco


FONTES:
https://www.significados.com.br/agropecuaria/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário