Seguidores

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Quem foi Homero ? As obras como fontes históricas e frases que marcaram.



FRASES DE HOMERO

“Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina”.

“A marca da sabedoria é ler corretamente o presente e marchar de acordo com a ocasião”.
Homero


Quem foi Homero ?

Homero foi um poeta da Grécia Antiga que nasceu e viveu no século VIII a.C. É autor de duas das principais obras da antiguidade: os poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Muitos historiadores e pesquisadores da antiguidade não chegaram a uma conclusão sobre se Homero existiu de verdade ou se é um personagem lendário, pois não há provas concretas de sua existência. Suas obras podem ter sido escritas por outros escritores antigos ou são apenas compilações de tradições orais do período.

Biografia resumida de Homero


    A vida de Homero mistura lenda e realidade. De acordo com a tradição, Homero era cego e poderia ter nascido em vários locais da Grécia Antiga: Esmirna, Colofón, Atenas, Quios, Rodas, Argos, Ítaca e Salamina.

Sobre a morte de Homero também há muito mistério. De acordo com documentos históricos do século V a.C, ele teria morrida na ilha de Íos.

Pesquisadores modernos afirmam que não há nenhum dado seguro sobre as fontes da antiguidade que falam sobre Homero. De acordo com pesquisas atuais, caso ele tenha existido, é provável que tenha nascido e vivido na zona colonial jônica na Ásia Menor. Esta conclusão é tirada a partir das características linguísticas de suas obras e as tradições abordadas que são típicas da região jônica.

Alguns pesquisadores afirmam também que a partir das obras, é possível concluir que Homero tinha muito contato com a nobreza da época. 


As obras como fontes históricas

Embora não se saiba muito sobre a vida de Homero, uma certeza é que suas obras são fontes fundamentais para o estudo da história da Grécia Antiga. Os poemas de Homero revelam informações importantes sobre comportamento, cultura, religião, fatos históricos, mitologia grega e a sociedade da Grécia Antiga.

Obras atribuídas a Homero:

Ilíada – poema épico grego, considerado o mais antigo da literatura ocidental. São 15.693 versos que narram os acontecimentos do último ano da Guerra de Tróia (cidade chamada de Ílion pelos gregos).

Odisseia – são 24 cantos que narram a viagem de volta do herói grego Odisseu (Ulisses) da Guerra de Tróia. São 10 anos de aventuras até chegar à Ilha de Ítaca, onde era rei.





A Odisséia 
Por Ana Lucia Santana

    A Odisséia é uma das obras mais clássicas e antigas da literatura ocidental. Este épico, provavelmente produzido por Homero, talvez um aedo, artista que na época cantava poemas nos quais se narravam atos heróicos e grandiosos, acompanhado por um instrumento musical, foi possivelmente criado no final do século VIII a.C., em algum recanto da Jônia, onde atualmente está localizada a Turquia, naquela época povoada pelos gregos.

    Sua estrutura encontra-se repartida em 24 cantos, contendo um total de doze mil versos hexâmetros. Este clássico está inscrito no cânone ocidental – a síntese literária ocidental das melhores obras de todos os tempos, e continua atual em nossos dias. Ela foi criada e legada oralmente de geração em geração, vertida posteriormente para a modalidade escrita. Este poema continua sendo estudado e pesquisado, traduzido para os mais variados idiomas.

    Seu enredo não cronológico e a forma decisiva como tanto mulheres quanto escravos marcam o rumo dos acontecimentos, na mesma medida que as atitudes dos heróis, transformam este épico em um texto incomum. A expressão ‘odisséia’ passou a conceituar, em quase todas as línguas do Ocidente, uma espécie de viagem heróica, geralmente pelas veredas interiores, constituindo uma verdadeira trajetória de autoconhecimento.

   Ao mesmo tempo em que A Ilíada retrata as guerras e atos heróicos, A Odisséia, sequência desta, descreve jornadas e experiências extraordinárias. Seu protagonista é Odisseu ou Ulisses, que após o final da Guerra de Tróia tenta voltar para sua casa, em Ítaca, mas não consegue, pois é submetido a duras provas em sua viagem de retorno, a qual tem a duração de dez anos.

   Diversos participantes da Guerra, desencadeada pelo sequestro de Helena, esposa de Menelau, já haviam retornado para seus lares, na Grécia, mas Odisseu é retido por uma tormenta no mar, que o desvia irremediavelmente de seu rumo. Enquanto isso, sua esposa Penélope é cortejada por vários pretendentes. Era tradição na época que a viúva deveria escolher outro marido; como se acreditava que Odisseu estava morto, a disputa teve início.

Penélope, astuta, engana seus candidatos, propondo-lhes que escolherá um deles assim que terminar de tecer uma mortalha, a qual ela borda durante o dia, desfazendo o bordado à noite. Com o passar do tempo, eles vão arruinando os bens de Odisseu. Atena, a deusa da sabedoria, oculta no corpo de um forasteiro, incentiva o filho do casal, Telêmaco, a procurar seu pai. Depois de vencer várias dificuldades, ele parte nesta busca pessoal, enquanto Odisseu vive as mais fantásticas aventuras, passando inclusive pelo país dos mortos.

   Depois de muitas jornadas, Odisseu retorna para Ítaca, com a ajuda de alguns deuses, não se revelando prontamente. Para derrotar seus adversários, ele se disfarça de mendigo, seguindo os conselhos de Atena. Portando seu antigo arco, elimina seus inimigos, com o auxílio do filho, e é finalmente reconhecido pela esposa e pelo pai.

“Ilíada”

A Ilíada, é um poema épico composto de 24 cantos escritos em versos, cujo tema é um episódio da guerra de Tróia.
A ação se passa no nono ano do cerco imposto a Tróia pelos gregos, centrando em Aquíles, cuja ira foi provocada pelo rapto de sua escrava Briseida e pela perda de seu amigo íntimo, Pátroco. Este foi morto por Heitor em combate e teve o seu corpo arrastado pelo mesmo para o torno do túmulo de Pátroco, que terminou por restituí-lo a Príamo, rei de Tróia e pai da vítima. Aquiles porém é em seguida morto por Páris.

Frases que marcaram:

Peca igualmente quem apressa o hóspede que não quer partir / e quem o detém quando este já está partindo. / O hóspede deve ser bem tratado se fica, e não deve ser impedido de partir se assim o deseja.

Homero


Eu preferia estar sobre a terra calado e trabalhando para um homem de poucas posses a ser senhor de todos os mortos inertes.

Homero


Ninguém , com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça.

Homero

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Odisséiahttp://www.geocities.com/Athens/4539/odisseia.html
Fontes: http://www.suapesquisa.com/a
Pesquisa: Profª Lourdes Duarte


Um comentário:

  1. Boa noite Elza,
    Gostei de saber mais detalhes sobre a vida de Homero!
    Já li Ilíada e Odisséia, e embora tenha
    achado os textos difíceis de serem lidos,
    consegui terminar! Mas na época quase desisti!
    Bjs!

    ResponderExcluir