Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

A BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS FUNÇÕES


BIBLIOTECÁRIA ELZA INTERAMINENSE


A BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS FUNÇÕES

A biblioteca escolar é um recurso didático essencial no contexto de ensino, com a missão de contribuir para aperfeiçoar a educação dos estudantes, apoiando e complementando o ensino e a aprendizagem na sala de aula e no seu próprio espaço.

A  biblioteca escolar, deve atuar como um aparato didático, integrado ao programa de ensino da escola. O bibliotecário escolar deve e pode desenvolver na perspectiva de incentivar e promover a melhoria do ensino,projetos e criar condições para a aprendizagem permanente dos alunos.
A biblioteca escolar é parte integral do sistema educacional, participando de seus objetivos, metas e fins e, como tal, constitui-se em instrumento essencial para o desenvolvimento do currículo escolar e apoio à ação pedagógica da escola, na qual está inserida, devendo suas atividades estarem integradas às atividades da escola e participando do projeto educativo desta. Deve fomentar a leitura e a formação de atitudes científicas nos alunos, além de estimular a criatividade, a comunicação, contribuindo para a aprendizagem  contínua. Tem como objetivo primordial educar para a subsistência, libertação, comunicação e transformação, através da orientação de seus usuários para a autonomia informacional, para a formação do hábito de leitura, o fortalecimento do espírito científico, a preparação para a construção do conhecimento e as atividades culturais e de lazer.
[...] é preciso ressaltar que a biblioteca está sendo redescoberta pelas escolas, pelas editoras, pelos governos, pelos próprios bibliotecários e pela sociedade de um modo geral. Isto porque a biblioteca escolar está sendo vista como um instrumento de aprendizagem do qual a educação não pode mais se desfazer. Por outro lado, a biblioteca não pode mais ficar isolada, estática, porque mais importante que priorizar o desenvolvimento de acervos locais é garantir a capacidade do usuário (aluno, professor, funcionário e comunidade) de acessar a informação, onde quer que ela esteja. (MOURA, 1998, p.191, grifo autor)
A escola tem como objetivo principal oferecer aos seus alunos habilidades e competências necessárias para seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. É dentro deste contexto que a biblioteca escolar encontra-se instalada dentro da escola assegurando a formação comum, e por finalidade o desenvolvimento do educando, para o exercício da cidadania.





2 comentários:

  1. Ola Elza, parabenizo-lhe pelo trabalho que estás a desenvolver, a importância das Bibliotecas nas escolas,o incentivo aos alunos isso é de uma grandiosidade ímpar, co certeza estás também a criar rodas de leitura, onde os alunos aprenderão na prática interpretar textos e com isso construir belas redações qdo forem prestar ENEM.
    Aplausos e sucesso! Pra vcs mestres e mestras, tiro meu chapéu!
    Abençoada noite e ótima semana.
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Seja bem vinda, feliz em tê-la seguindo nosso blog. Abraços

      Excluir