Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

HISTÓRICO E HINO DA EREM DR MOTA SILVEIRA BOM JARDIM PE

       

           A EREM Dr. Mota Silveira, fundada em 15 de março de 1965, situa-se à Avenida Marechal Presidente Castelo Branco, s/nº. Foi construída em convênio com a Aliança para o Progresso, sendo inaugurada pelo Ato nº 1.343 do então governador do Estado, o Exm° Dr. Paulo Pessoa Guerra. A Escola Rural Dr. Mota Silveira despontou no município com pouco mais de cem alunos, mas já em 1976 implantava o que na época se denominava 1º Grau Maior. Em 1982, implanta o 2º Grau desenvolvendo, ao longo dos anos, cursos como Comércio e Contabilidade. Após anos de atendimento ao Ensino Fundamental e Médio, atualmente, oferece o Ensino Médio (Estudos Gerais, Normal Médio e Travessia). Seu corpo discente é composto basicamente de jovens e adultos provenientes da zona rural. Em 2009, a escola foi incluída no Programa de Educação Integral sob o decreto nº 32.961 com a tarefa árdua, mas gratificante de ofertar uma educação com vistas a promover o pleno desenvolvimento do educando, tornando-o apto a agir de forma consciente na sociedade e com qualificação para se inserir no mundo do trabalho.
Formar alunos prontos para a vida pautados na temática utilizada pela escola, com base nos estudos relevantes aos valores que consideramos essenciais para o desenvolvimento de um bom cidadão: SOLIDARIEDADE, RESPEITO, TRANSPARÊNCIA e COOPERAÇÃO.

Patrono
Dr. Justino da Mota Silveira, nasceu na cidade de Bom Jardim estado de Pernanbuco no dia 14 de junho de 1855 e faleceu na sexta-feira, em 19 de abril de 1946, com 91 anos de idade. Era filho de Justino da Mota Silveira e de Maria Luiza de Assunção Simoa Calvalcante.

Vivia trabalhando com seus pais, no engenho Santa Cruz na cultura de cana-de-açúcar. Sonhava ser médico para atender à clientela bonjardinense, porém seus pais eram pobres e não podiam custear seus estudos. Conseguiu fazer o curso primário. Em seguida, viajou para Recife e de lá para Salvador. Matriculou-se no Colégio Abílio César Borges e foi muito bem recebido pelo diretor. Tendo acabado o dinheiro e doente não foi possível continuar seus estudos. Voltou a Pernambuco. Chegando em Bom Jardim, embrenhou-se novamente no velho engenho, trabalhou com toda força que lhe restava, tendo em mente o ideal de ser médico para servir a sua terra. Quatro anos levou economizando para tentar pela segunda vez o seu sonhado título. Voltou para a Bahia levando consigo dois escravos para ajudá-lo a custear seus estudos.

O jovem foi recebido no colégio com grande satisfação e já dispunha de sólidas amizades inclusive do diretor. Em pouco tempo tornou-se um exímio latinista e dominou com fluência o francês, matérias das quais se tornou professor, para ajudar nos seus estudos. Terminando seus preparatórios, ingressou na famosa faculdade de medicina da Bahia fazendo todo o curso e merecendo sempre citações e louvores como aluno aplicadíssimo, diplomando-se em 24 de dezembro de 1885 regressando de imediato à terra amada e distante. No ano seguinte contraiu matrimônio com Dona Guilhermina Concionila da Mota Silveira. Menos de vinte anos durou esta união, pois ela faleceu em 15 de agosto de 1904. Do seu casamento resultaram quatro filhos.

Foi o primeiro prefeito eleito da cidade, figura de projeção nos meios políticos da época, homem acatado e influente que chegou a ocupar no Estado postos de relevância os quais honrou com sua aprimorada cultura, caráter e coração. Foi deputado, senador, presidente da câmara estadual e prestigioso chefe político.

Em sua homenagem, foi fundada a Escola Rural Dr. Mota Silveira, em 17 de março de 1965.




Hino
Letra: Professora Angelita Costa Batista
Música: Luiz Gonzaga



Mota Silveira iluminado
Pelas luzes do nosso porvir
Na defesa desta escola
Lutaremos com amor varonil 


Nosso templo majestoso
Onde há grandes luzes do saber
Nós devemos estudar
Nós devemos trabalhar
Para unidos cumprir nosso dever. 


Salve! Salve! Nossa escola
Com esforço nós vamos vencer
Lutaremos sempre unidos
Na defesa do nosso saber. 


Os paus d’arco cor de ouro
Que embelezam a nossa região
Enobrecem o Mota Silveira
Na grandeza de sua educação 


Nesta escola aprendemos
A galgar os degraus do saber
Berço de glória estudantil
Da juventude do Brasil
Decididos haveremos de vencer.




Nossos Valores
SOLIDARIEDADE: união entre os agentes do processo educativo, reconhecendo que o “eu” não existe sem o “nós”.

RESPEITO: ambiente propício para que todos sejam digna e respeitosamente tratados, superando os conflitos e diferenças.

TRANSPARÊNCIA: trabalho pautado na transparência das ações pedagógicas e administrativas.

COOPERAÇÃO: desenvolvimento do espírito colaborativo, promovendo uma gestão participativa, refletindo sobre o compromisso de todos com o sucesso escolar



NOSSA MISSÃO

Garantiremos a oferta de um ensino de qualidade pautado na transparência e fundamentado nos princípios do respeito, da solidariedade e da cooperação. 




NOSSA VISÃO DE FUTURO

Ofereceremos um ensino de qualidade com ações pedagógicas eficientes voltadas para a aquisição de competências, procurando assegurar um processo transparente de atendimento às necessidades dos educandos e incentivando o respeito mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todos.
  

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, sucesso! Um bom trabalho no site. Seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa escola sempre proporcionando o melhor para toda comunidade escolar...Temos que sempre agradecer a Deus por este progresso.

    ResponderExcluir