Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

O NOME DA BIBLIOTECA DA EREM DR MOTA SILVEIRA , BOM JARDIM - PE EM HOMENAGEM A UMA GRANDE MESTRA. MADRE ÓDILA MAROJA


O NOME DA BIBLIOTECA DA EREM DR MOTA SILVEIRA , BOM JARDIM - PE EM HOMENAGEM A UMA GRANDE MESTRA.
 MADRE ÓDILA MAROJA


          Madre Ódila Maroja: Uma vida dedicada à educação

    O Colégio Sant’Ana, fundado em 08 de janeiro de 1934, pelas Irmãs Missionárias de Tutzing (Alemanha), berço da educação bonjardinense e patrimônio cultural vivo de nossa cidade, é o grande homenageado da celebração mensal “Missa da Graça”. Ao longo de todo o ano comemorativo (2013-2014) traremos matérias exclusivas em homenagem aos 80 anos de história do Colégio Sant’Ana.

Há 79 anos a serviço da educação do nosso município, o Colégio Sant’Ana é pioneiro na formação de professores, promovendo ensinamentos completos para jovens e crianças, garantindo assim, um futuro promissor para seus alunos de geração em geração.

Iremos conhecer um pouco da história da professora polivalente que dominava fluentemente a língua portuguesa, o francês e o alemão. Madre Ódila Maroja, grande personalidade que com seu dinamismo colaborou para a formação de inúmeros profissionais de sucesso, oriundos do ensino edificador que prima por uma educação moral, intelectual e cristã de qualidade.

     Alaíde Maroja nascida em Itabaiana-PB no dia 21 de maio de 1907, filha de Dr. Odilon Maroja e Dona Maria Maroja. Estudou em regime interno na Academia Santa Gertrudes em Olinda-Pe. Foi aluna do Conservatório de Música de Pernambuco, tendo os cursos de piano e violino. Aos 22 anos seguiu a vocação religiosa como freira da Ordem das Beneditinas. Lecionou durante 14 anos na Faculdade de Santa Gertrudes. Em 1949 chegou ao Colégio Sant’Ana em Bom Jardim-PE. Professora polivalente dominava fluentemente a língua portuguesa, o francês e o alemão. Em 1952 com seu dinamismo conseguiu a equiparação do Colégio com curso Primário e Ginasial para o Normal Plural, formação de professores, sendo a primeira turma formada por dezenove alunas, algumas dessas ainda permanecem em Bom Jardim: Herotides Bezerra, Mª Ângela Mota, Jacy Henriques, Maria de Lourdes Arruda e Célia Sedícias. Madre Ódila semeou uma semente sadia e os alunos lhes responderam com segurança e bons ensinamentos. Desses alunos se destacaram médicos, advogados, engenheiros, dentistas, administradores de empresa, economistas e professores especializados. Ainda alguns ex-alunos se destacaram pelos cargos que ocupam em empregos públicos e empresariais. Em 1980 foi transferida pela Ordem para Buíque, a partir daí não mais lecionou. Lá passou 22 anos e 05 meses dando sua colaboração na catequese orientando o povo para os bons costumes e amor a Deus. No dia 25 de abril de 2003 veio a falecer em Buíque-PE, local em que seu corpo foi velado durante a noite e no dia seguinte trazida para Bom Jardim a seu pedido, onde foi sepultada com muita honra e dignidade sendo decretado três dias de luto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário