Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A base econômica da sociedade



A base econômica da sociedade

A economia de uma sociedade baseia-se na produção de bens e na prestação de serviços. Bens são os objetos materiais produzidos para satisfazer as necessidades e os desejos de seres humanos. Os bens de consumo podem ser não duráveis, como no caso de alimentos e bebidas, ou duráveis, como no caso de imóveis. Os bens de capital são empregados para produzir outros bens. Exemplos de bens de capital são maquinários, equipamentos, edifícios etc. 


A PRODUÇÃO
Bens: são todas as coisas materiais produzidas para satisfazer as necessidades das pessoas.
Serviços: são todas as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas diretamente à produção de bens. Os bens e serviços resultam da transformação de recursos da natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só acontece por meio do trabalho nos processos de produção.
Processo de produção: o processo de produção é formado por três componentes principais associados: trabalho, matéria-prima, instrumentos de produção.

O TRABALHO
Por trabalho entende-se toda atividade humana que resulte em bens ou serviços. Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de atividade: manual e intelectual.
O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Assim temos: trabalho qualificado –  só pode ser realizado com um certo grau de aprendizagem e conhecimento técnico; trabalho não qualificado – pode ser realizado praticamente sem aprendizagem. Essa classificação não é uma simples divisão teórica. Ela atinge profundamente a vida das pessoas, pois diferentes salários são atribuídos conforme o grau de capacitação ou qualificação exigido pelas tarefas a cumprir.

MATÉRIA-PRIMA
Por matéria-prima deve-se entender os componentes iniciais do produto que, no processo de produção, são transformados até adquirirem a forma de bem final. Antes de serem transformados em matéria-prima, tais componentes encontram-se na natureza sob a forma de recursos naturais.

INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO
Todas as coisas que direta ou indiretamente nos permitem transformar matéria-prima em bem final são chamadas de instrumentos de produção. É o caso das ferramentas, dos equipamentos e das máquinas. O local de trabalho e todas as instalações necessárias á atividade produtiva também são instrumentos de produção.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Modos de Produção - Sociologia

A maneira pela qual a sociedade produz seus bens e servições, se chama modo de produção, existem diversos modos de produção, existe o Modo de Produção primitivo, escravista, asiático, feudal, capitalista e socialista.


Modo de Produção Primitivo: Abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana, no processo da amizade, a ajuda entre todos, e são baseadas ma propriedade coletiva.



Modo de Produção Escravista: Nesse modo de produção, existe os escravos, e o senhor que era dono dos escravos, os escravos eram apenas considerados como meros instrumentos de trabalho, um pequeno número de senhores, exploravam os escravos, os senhores donos da produção, e os escravos era proprietário da força.



Modo de Produção Asiático: Modo de produção que surgiu na Ásia, predominou no Egito, China, e na África no século passado, na Índia também, trabalhadores eram forçados a trabalhar, e pelos camponeses que também eram forçados ao trabalho, e depois eram obrigados a entregar tudo que produziam ao estado, os fatores que levaram ao fim desse modo de produção foi: a rebelião dos escravos, propriedade de terra pelos nobres, alto custo de manutenção nos setores improdutivos.


Modo de Produção Feudal: Era constituída por: senhores x servos, os servos não eram propriedades de dos senhores, ou seja, não eram escravos, apenas serviam aos senhores, em troca de casa, comida.  Trabalhavam um pouco para o seu senhor, e um pouco para eles.
 Modo de Produção Capitalista: São relações assalariadas, o capitalismo é movido por lucros, por tanto te duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.


Modo de Produção Socialista: Faz oposição ao modo de produção Capitalista, tendo como o estado o dono da propriedade, onde todos são iguais, de certa forma, tudo nesse modo é do estado e você pega emprestado.


Fonte: http://estudosfilosofiasociologia.blogspot.com.br

Organização da postagem: Profª Lourdes Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário