Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

CLASSES SOCIAIS E COMO SÃO CONSTITUÍDAS.




O que é Classe social:

        A definição de classe social, tal como vemos atualmente, é segundo a ótica de Marx. Ele separava as classes pelo seguinte aspecto: a relação dos donos do capital e os vendedores de força de trabalho, que é o patrão e o proletariado. Em nossa sociedade, as demais classes, independente da situação econômica, partilham de um mesmo objetivo corriqueiro: lucrar.
Essa ideia é a raiz do capitalismo, a oferta e a procura, que geram a concorrência, promovendo a liberdade econômica de escolha, mas que tudo ao final se resume em ganhar dinheiro para o gozo do consumo dos diversos bens materiais, lazer, etc. Os que têm mais recursos são considerados como classe dominante, devido não só à influência, mas ao poder dado ao dinheiro. Já os que possuem menos são a classe dominada, grosso modo, os engrenagens dessa máquina chamada de capitalismo.
De acordo com a história e os preceitos de Karl Marx e Friedrich Engels, a origem da humanidade está fundamentada tão somente na luta de classes. Tal luta se deu no decorrer dessa linha do tempo, em que os burgueses oprimiam os proletariados. Quando surgiu a ideia de propriedade privada e dos meios de produção, a sociedade começou a ser desmembrada em classes, que foram as duas já mencionadas anteriormente. Dessa forma, o capitalismo está ligado diretamente com as classes sociais.
A divisão de classes sociais na sociedade, segundo Marx, só acabará quando o capitalismo for extinto do sistema político-econômico da organização social. Antigamente, nas sociedades mais primitivas, não havia a hierarquização da sociedade, que permite a divisão da mesma em classes; entretanto, todas as pessoas participavam do processo de produção. Com isso, não havia quem oprimisse, ou seja, não havia exploração de força de trabalho.
        No entanto, a demanda se excedeu, e então, abriu brecha para o início do jogo político. O excedente formou um grupo mais forte, uma minoria, que exerceria poder sobre os "mais fracos". Então, foram criadas barreiras, grosso modo, muros sociais, em que se separavam duas classes, por tarefas sociais – assim chamados por Marx e Engels. Formou-se uma sociedade dicotômica: a classe dos senhores e dos trabalhadores.
É visível que a ideia antiga, abordada pela perspectiva de Marx, em nada muda dos tempos atuais. Ainda hoje, existem as diferenças, quanto à ocupação e em relação à distinção de rendas. Essas, são classificadas como camadas que, na verdade, são classes sociais.
As grandes revoluções dos trabalhadores, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, traduzem a questão da luta de classes, consideradas a engrenagem do sistema capitalista. Não há como separar o conceito de capitalismo da expressão “classe social”, uma vez que são definições que se completam.
      Marx, ao perceber que a sociedade mudou, desde que foi implementado o capitalismo como sistema político-econômico, decidiu pensar num sistema totalmente igualitário e oposto ao capitalismo. Em primeiro lugar, Karl Marx, em sua ideologia, decidiu que não haveria mais divisões em classes por nenhum motivo. Nem de renda, riqueza, educação, cultura, rede social ou outras que podem surgir numa sociedade.
        O sonho da sociedade sem classes sociais materializou-se por meio da tentativa de inserir o comunismo no mundo. Entretanto, a maioria dos países seguiu a política capitalista. Nem a própria União Soviética, tida como símbolo mor e potência comunista, resistiu. O país estava caminhando para a ruína. Enfim, não deu muito certo por lá.
Karl Marx acreditava que a solução para os problemas da sociedade seria o poder ao povo, a classe trabalhadora, que é quem move e produz riqueza para o estado. De fato, pode ser uma saída, mas o comunista não deixou escritos de forma detalhada a sua forma de pensamento – o funcionamento do comunismo como sistema econômico. A forma de economia foi adotada por alguns países, que mudaram regras do sistema .


Como são constituídas as classes sociais.

         Classe social é um grupo constituído por pessoas com padrões culturais, políticos e econômicos semelhantes. O fator financeiro é uma das características mais marcantes na definição de uma classe social.
As classes sociais podem ser interpretadas por diferentes pontos de vista, no entanto, a definição mais usual refere-se ao grupo limitador de indivíduos que constituem um mesmo nível e poder econômico, além de terem acesso a oportunidades e opções de lazer e entretenimento diferenciados. 
De acordo com a teoria marxista sobre a divisão das classes, em toda a sociedade capitalista existe um grupo dominante, responsável por ditar os padrões vigentes naquela sociedade, além de influenciar o controle do Estado, direta ou indiretamente.
Por outro lado, também existe uma classe dominada, formada por trabalhadores com baixa instrução profissional e educacional.
Classificação das classes sociais
O conceito de estratificação social foi desenvolvido pelo economista alemão Max Weber. Consiste na ideia de separar os indivíduos com características econômicas, sociais, educacionais e etc, em grupos específicos e hierárquicos.
A estratificação social universal contemporânea é classificada em três grupos: classe baixa, classe média e classe alta.
De acordo com o país e o seu padrão econômico e social, as classes sociais também pode ser subdividas.
As classes baixas apresentam dificuldades em manter as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, por exemplo. Além disso, dificilmente têm acesso a opções de entretenimento cultural.
As classes médias são as mais comuns na maioria dos países. Neste grupo, os indivíduos já conseguem manter um equilíbrio econômico, garantindo todas as necessidades básicas. Na classe média as pessoas tendem a ter um nível de escolaridade mais elevado, como o ensino superior completo, por exemplo.
Já as classes altas são os ricos, que geralmente nasceram em famílias abastadas e são detentores de grandes heranças e fortunas.
Todas as necessidades básicas são alcançadas sem nenhuma dificuldade, além de outras oportunidades exclusivas de lazer e entretenimento.
Diferentemente das castas sociais, por exemplo, o indivíduo de uma classe social pode “evoluir” ou “regredir” para outras classes sociais, de acordo com as variações dos fatores que caracterizam cada grupo.
Classe social no Brasil
O Brasil é um país marcado por uma acentuada desigualdade social, ou seja, existe uma presença forte de todas as classes sociais, desde as mais miseráveis até as mais ricas.
Para classificar os indivíduos nas diferentes classes sociais, o país adota um critério desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas (Abep).
Saiba mais sobre o significado de Desigualdade Social.
De acordo com o sistema de classificação brasileiro adotado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as classes sociais podem ser divididas em: miseráveis, baixa, média baixa, média, média alta e alta.
Fonte: https://www.significados.com.br/classe-social/



Sociedades sem classes sociais

   
       Sociedades sem classes sociais, de acordo com uma definição do educador Paulo Freire é "uma sociedade em que nenhum homem, nenhuma mulher, nenhum grupo de pessoas, nenhuma classe explora a força de trabalho dos outros. É a sociedade em que não há privilégios para os que trabalham com a caneta e só obrigações para os que trabalham com as mãos, nas roças e nas fábricas. Todos são trabalhadores a serviço do bem de todos."
Desde tempos remotos, quando o homem começou a abandonar o nomadismo, abraçando a agricultura e compondo as primeiras cidades, iniciou-se as questões de poder, o estabelecimento de classes e a desigualdade social que perdura até os dias de hoje. As várias classes sociais, que reúnem segmentos da população, foram se formando aos poucos, com a divisão do trabalho e o ganho de cada trabalhador. Frequentemente, estamos nos referindo às classes pobres ou às ricas da sociedade. Em geral, os pobres têm o estritamente necessário para a sobrevivência. Os ricos, das classes médias e altas, gozam de uma situação bem melhor quanto à moradia, atividades mais intelectuais que braçais e os salários maiores. Constitui-se em um problema, claro para todos a ainda não resolvido, saber que há classes extremamente pobres, com pessoas vivendo na miséria, enquanto outras usufruem um bem-estar de alto nível, proporcionando-lhes o supérfluo.
Na teoria de Marx, este aponta um momento, bem no início das sociedades agrícolas em que houve um estado de plena cooperação, o chamado "comunismo primitivo", que se aproxima bastante da definição extraída de Freire. Em geral, a despeito da teoria marxista, acredita-se que em toda a história da humanidade ainda não se produziu a sociedade igualitária que tenha abolido as classes sociais. Os humanos ainda estão longe de serem iguais, e a distinção de classe ainda é um fator predominante da sociedade. Os sistemas de classes sociais dividem as pessoas, o que resulta em inveja, ódio, angústia e muito derramamento de sangue. A antiga mentalidade da supremacia branca, na África, na Austrália e na América do Norte, causou grande sofrimento aos que não eram brancos ─ inclusive o genocídio de todos os aborígines na Terra de Van Diemen (agora Tasmânia). Na Europa, a classificação dos judeus como inferiores foi o prenúncio do Holocausto. A grande riqueza da aristocracia e a insatisfação entre as classes baixa e média foram fatores que levaram à Revolução Francesa do século XVIII e à Revolução Bolchevique na Rússia no século XX.


Bibliografia:
FREIRE, Paulo (op. cit.). O que é uma sociedade sem classes. Disponível em: <http://asvinhasdaira.wordpress.com/2006/12/16/o-que-e-uma-sociedade-sem-classes/>. Acesso em: 27 abr. 2012.
É mesmo possível uma sociedade sem classes sociais? Disponível em: <http://www.watchtower.org/t/20020101/article_02.htm>. Acesso em: 27 abr. 2012.
CASTANHO, Dom Amaury. Sociedades sem classes sociais? Disponível em: <http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3898>. Acesso em: 27 abr. 2012.

Organização: Prof'ª Lourdes Duarte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário