Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2018

TEMAS: Jogos matemáticos, Raciocínio Dedutivo X Indutivo e Raciocínio Lógico

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DR. MOTA SILVEIRA

DISCIPLINA : MATEMÁTICA

Grupo de Estudo MALBA TAHAN- GEMAT



TEMAS: Jogos matemáticos, Raciocínio Dedutivo X Indutivo e Raciocínio Lógico


Jogos de Matemática

        Os jogos de matemáticas não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também, por exemplo, utilizem um pouco de lógica. Então, aproveite os nossos jogos matemáticos para aprimorar a habilidade do seu cérebro em usar a lógica, trabalhar com números e fazer contas com mais eficiência.
O jogo na educação matemática procura introduzir uma linguagem matemática não formal para os jogadores, que aos poucos incorporam conceitos matemáticos formais, ao desenvolver a capacidade de lidar com informações e ao criar significados culturais para os conceitos matemáticos e estudo de novos conteúdos. A matemática, dessa forma, busca no jogo a ludicidade das soluções, construindo conceitos para as situações-problema vividas no dia-a-dia. (CABRAL, 2006)


       Dessa forma o jogo se torna um recurso didático disponível e atraente ao ensino da Matemática, porque proporcionam aos alunos resolver problemas de maneira divertida, criando situações de erros e acertos que levam ao aluno a desenvolver sua autonomia. Assim, os professores esperam que os jogos possam tornar suas aulas mais fascinantes e o processo de aprendizagem mais significativo.
Compreende-se que o caráter lúdico dos jogos matemáticos estimula o raciocínio, simulando conflitos, muitas vezes direcionados ou relacionados com seu dia-a-dia, confirmando a importância da formação matemática, não apenas como detentora do pensamento dedutivo, mas também como disciplina formadora de valores e atitudes. Os jogos propiciam o aprimoramento das habilidades matemáticas, mas ao mesmo tempo ajudam a desenvolver a concentração, a solidariedade, autoconfiança, autoestima e a criticidade.



 Raciocínio Dedutivo X Raciocínio Indutivo


Raciocínio dedutivo


O raciocínio dedutivo, ou dedução, começa com uma declaração geral, ou hipótese, e examina as possibilidades de chegar a uma conclusão lógica e específica.
O método científico usa a dedução para testar hipóteses e teorias. Na inferência dedutiva, nós possuímos uma teoria e, com base nela, fazemos uma previsão de suas conseqüências, ou seja, prevemos o que as observações deveriam ser se a teoria estivesse correta.

Raciocínio indutivo



      O raciocínio indutivo é o oposto do raciocínio dedutivo. O raciocínio indutivo faz ampla generalização de observações específicas. Basicamente, não há dados, então as conclusões são extraídas dos dados. Isso é chamado de lógica indutiva.
Na inferência indutiva, passamos do específico ao geral. Fazemos muitas observações, discernimos um padrão, fazemos uma generalização e inferimos uma explicação ou uma teoria.
Na ciência, há uma constante interação entre a inferência indutiva (baseado em observações) e inferência dedutiva (baseado na teoria), até chegarmos cada vez mais perto a ‘verdade’, que só podemos abordagem, mas não determinar com certeza absoluta.
O raciocínio indutivo tem seu lugar no método científico. Os cientistas usam isso para formar hipóteses e teorias. O raciocínio dedutivo permite que eles apliquem as teorias a situações específicas.

    Os matemáticos usam tanto o raciocínio indutivo quanto o raciocínio dedutivo juntos.
Raciocínio abdutivo
Outra forma de raciocínio científico que não se encaixa no raciocínio indutivo ou dedutivo é o Raciocínio abdutivo.
O raciocínio abdutivo geralmente começa com um conjunto incompleto de observações e prossegue para a mais provável explicação possível para o grupo de observações. Baseia-se em fazer e testar hipóteses usando a melhor informação disponível. Muitas vezes, implica fazer um palpite educado depois de observar um fenômeno para o qual não há uma explicação clara.

    Por exemplo, uma pessoa entra na sala de estar e encontra papéis rasgados por todo o chão. O cachorro da pessoa ficou sozinho na sala o dia todo. A pessoa conclui que o cão rasgou os papéis porque é o cenário mais provável. Agora, a irmã da pessoa pode ter trazido por sua sobrinha e ela pode ter arruinado os papéis, ou pode ter sido feito pelo senhorio, mas a teoria do cão é a conclusão mais provável.
O raciocínio abdutivo é útil para formar hipóteses a serem testadas. O raciocínio abdutivo é frequentemente usado por médicos que fazem um diagnóstico com base nos resultados dos exames e pelos jurados que tomam decisões com base na evidência que lhes é apresentada.


Raciocínio lógico


    Raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema.
Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico, como o dedutivo, indutivo e abdução. No entanto, também pode ser aplicado na área da dialética.
Frequentemente, o raciocínio lógico é usado para fazer inferências, sendo que começa com uma afirmação ou proposição inicial, seguido de uma afirmação intermediária e uma conclusão. Assim, ele também é uma ferramenta analítica e sequencial para justificar, analisar, argumentar ou confirmar alguns raciocínios. É fundamentado em dados que podem ser comprovados, e por isso é preciso e exato.

É possível resolver problemas usando o raciocínio lógico. No entanto, ele não pode ser ensinado diretamente, mas pode ser desenvolvido através da resolução de exercícios lógicos que contribuem para a evolução de algumas habilidades mentais.
Muitas empresas utilizam exercícios de raciocínio lógico para testarem a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos.

    O raciocínio lógico matemático ou quantitativo é o raciocínio usado para a resolução de alguns problemas e exercícios matemáticos. Esses exercícios são frequentemente usados no âmbito escolar, através de problemas matriciais, geométricos e aritméticos, para que os alunos desenvolvam determinadas aptidões. Este tipo de raciocínio é bastante usado em áreas como a análise combinatória.



FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_matem%C3%A1ticos
whatis.techtarget.com/www.wisegeek.org/www.livescience.com/www.montereyinstitute.org
https://www.portalsaofrancisco.com.br/filosofia/raciocinio-dedutivo

PESQUISA E ORGANIZAÇÃO DA POSTAGEM- Professores
Lourdes Duarte
Elza Interaminese e 
Eduardo Xavier




3 comentários: