Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2018

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS- CONTEÚDO QUE CAI NO ENEM


INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS- CONTEÚDO QUE CAI NO ENEM


Língua Portuguesa é a principal matéria da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem, com cerca de 63% das questões. Saiba quais são as matérias mais importantes de Português Enem a seguir, e veja exemplos de questões sobre os assuntos

    Questões com interpretação de textos são presentes em todas as áreas do conhecimento na prova do Enem. Muitas vezes, o próprio enunciado de uma questão possui a informação necessária para você respondê-la. Outras vezes, o entendimento de gráficos, infográficos e figuras, em geral, é fundamental para a resposta. Saiba mais sobre a interpretação de textos não verbais e a interpretação interpretação de gráficos. A compreensão e interpretação da linguagem não literal também é importante.

Interpretação de textos não verbais: A etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura. Mas, afinal, de que é constituído um texto? Será apenas de palavras?

Texto verbal e texto não-verbal

Linguagem verbal e não verbal


A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo recai somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas (diz o senso comum). As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, fazemos leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida etc.
A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados.


Linguagem verbal: é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.


Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
A imagem abaixo é um exemplo de linguagem não verbal, pois não utiliza do código escrito para transmitir o conteúdo. Esse sinal demonstra que é proibido fumar.


  Interpretação de textos verbais e não verbais

O texto I é organizado em sete cenas.

    Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena? Para reclamar do barulho da música que vinha do andar de cima.
O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena? Sugere que ela está satisfeita pelo fato de a música ter parado.
Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem? Na 1ª cena, ele estava zangado; na 6ª cena, ele está feliz, pois está sorrindo.
Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima? Ele está se mudando para o apartamento de cima, provavelmente porque lá é mais divertido ou porque conheceu alguém interessante.

Texto 2- 
 22
Cantiga pra não morrer ( Ferreira Gullar)

Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.
Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento,
me leve.

     O texto “Cantiga pra não morrer” diz respeito a relacionamento amoroso.
Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto? Uma situação de separação entre o eu lírico e a “menina branca de neve”, provavelmente a mulher amada.
Que apelo o eu lírico faz à “moça branca como a neve”? O eu lírico faz um apelo para não ser esquecido, ou para ela, de alguma forma, leve-o consigo.
Dê ao menos duas interpretações ao título do texto. Entre outras possibilidades, o texto seria uma forma de canto, e cantar seria uma maneira de não morrer, talvez porque o canto possa aliviar a dor do eu lírico; o texto constitui um pedido insistente do eu lírico para não ser esquecido pela amada, o que para ele seria morrer.


Texto III- Saudade (1899), de Almeida Júnior


 33
O texto III é uma obra do pintor brasileiro Almeida Junior (1850-1899). Nela uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:
Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam? Sentimentos de tristeza e saudade.
Por que a mulher está vestida de negro? Provavelmente porque está de luto, pois deve ter perdido alguém querido.
De quem você acha que é a foto? Pode ser do marido, do pai, de um filho ou de alguém que a mulher amava.

1.   O que eles têm em comum? Os três textos abordam a separação de pessoas queridas, voluntária ou involuntariamente.
2.   Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca sentimento de tristeza, saudade ou dor? Nos textos 2 e 3.
3.   Em qual(is) deles provoca alegria? No texto I.

·         Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.
1.   Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens? Os textos I e II.
2.   Qual é constituído apenas de palavras? No texto II.
3.   Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais? O texto I.

Como vimos, um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota; nesse caso, ele é chamado de texto verbal. Também pode ser constituído de linguagem visual, como a fotografia e a pintura; ou de linguagem musical, como uma música; ou da linguagem da dança, como um espetáculo de balé. Nesses casos, ele é chamado de texto não verbal. E pode, ainda, ser constituído pelo cruzamento de mais de uma linguagem, como, por exemplo, das linguagens verbal e musical, como a canção. Nesses casos, temos os textos em linguagem mista.

O produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for, é chamado de texto. Assim, são textos: um gráfico, um cartum, uma pintura, uma melodia, um poema, um filme, uma escultura, etc. em muitos casos, dependendo da situação, até mesmo o silêncio pode ser considerado um texto.

Descubra o que costuma cair em Português no ENEM AQUI

Fontes:https://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-textos-portugues-enem/
http://centraldefavoritos.com.br/2017/07/18/linguagem-verbal-e-nao-verbal/

https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/portugues-enem/

6 comentários:

  1. Bom dia. Uma publicação muito interessante. Muito obrigada. Adorei :))

    Hoje:- {Poetizando e Encantando} Se chegares, amar-me-ás eternamente.

    Bjos
    Votos de uma Óptima Terça-Feira.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Interessantíssimo texto, que merece leitura atenta!

    Beijos e um dia feliz.

    ResponderExcluir
  3. Uma aula de Português, lúdica, criativa, cheia de bons exemplos e poesia. Amei

    ResponderExcluir
  4. gostei muito ! pensei regressar à juventude e às aulas do liceu ! que boa sensação :)
    .... etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura.... não conhecia esse contexto , e gostei da explicação !
    obrigada
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Interessante e detalhada explicação. Gostei!
    Um abraço Elza e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Que belo aprendizado Elza, e creio que deveriam trabalhar mais com este tipo de leitura. Fazer pensar e criar é fundamental, para o olhar além dos olhos. Às vezes vejo algumas sátiras ou piadas com as provas do ENEM e fico triste, por saber, que há uma falha no processo de preparar os candidatos. Uma bela aula amiga, que se aplica a muitos de nós.
    Gostei de vir aqui.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir