CONTINUAÇÃO DO PROJETO ALUNOS LEITORES E ESCRITORES
A BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA da Escola de Referência em Ensino Médio Dr Mota Silveira, entre outros projetos vivenciados desenvolve o projeto ALUNOS LEITORES E ESCRITORES, com o objetivo de incentivar os alunos a ler e escrever, composições textuais de diferentes gêneros.
Com este projeto, o lado poético dos alunos tem sido motivo de grande admiração.
Nesta postagem, a Inspiração poética é das alunas Rafaeli Galvão da Silva Santana, do 2º ano Ensino Médio e da Aluna Hellen Lays.
Rafaeli Galvão
|
O QUE MORRE NÃO VOLTA
Autora: Rafaeli Galvão
Gosto muito de um pensamento de Arnaldo Rabelo que diz
“Algumas vezes é preciso silenciar, sair de cena, e esperar que a sabedoria do
tempo termine o espetáculo."
Chega um momento que temos que sair de cena, viver nossa vida e não viver em
função do outro ou dos outros.
Por isso Hoje, procuro conduzir a
minha vida, os meus passos, meus pensamentos...Hoje eu não quero explicar, eu
só quero sentir a vida e refletir a cada ação, a cada passo que eu der.
Vivemos momentos intensos, divertidos
até, e viveria outra vez se valesse a pena.
Os nossos momentos foram tão alegres que chego a comparar com a alegria de um paciente que recebe alta no hospital depois de ter passado por grandes sofrimentos.
Os nossos momentos foram tão alegres que chego a comparar com a alegria de um paciente que recebe alta no hospital depois de ter passado por grandes sofrimentos.
Hoje, comparo com a situação de
óbito, pois nosso amor morreu, veio a óbito! O que morre não volta mais, só em
sonhos.
A minha vontade vai além do meu coração. Te tirar de vez dos meus sonhos.
A minha vontade vai além do meu coração. Te tirar de vez dos meus sonhos.
Martha Medeiros, diz que “Você não
precisa morrer colecionando vontades não realizadas . Troque de vontades e siga
em frente sem ruminar arrependimentos. Estes conselhos, com certeza irei tomar
e tentar seguir.
O que morre não volta, fica só
lembranças, saudade e quem sabe! Arrependimento!
VALE A PENA REVER
ATITUDES NA VIDA
Autora; Hellen Lays
Vale a pena rever
atitudes na vida. Não eternize sua maneira de ser, permita-se
mudar sempre e que
suas atitudes faça do seu CORAÇÃO LUZ, das suas palavras força, e a cada passo
que der, agradeça com o olhar voltado para o céu a Deus.
Não seja como um
sonhador que vê uma estrela no alto e quer de todas as formas tocá-la e
continua com sua vida vazia. Pondere, tenha sempre os pés no chão e não sonhe alto demais pelo impossível.
Olá, querida amiga Elza!
ResponderExcluirMeu Deus, que encanto ler tais textos sabiamente escritos por meninas tão jovens e lindas de rosto e coração!
Sabe, dei uma guinada de vida também há um ano graças a um toque de um anjo bom que me fez pensar bem em quem eu era e no que estava me tornando... tudo o que Rafaeli escreveu é verdade e usou metáforas profundas... Ótimo!
Revisão de vida o faz quem usa inteligência a seu favor... muito bem, Hellen! Mensagem espetacular!
Ruminar só as delícias da vida, o que vale a pena!
Duas belezas para tão jovens escritoras!
Parabéns às três!
Qaunto a você, Elza, que post tão ornado com singeleza e beleza ímpar como merecem as meninas escritoras!
Sejam felizes e abençoadas junto aos seus amados!
Bjm de paz e bem
Obrigada querida Rosélia! Ficamos felizes e agradecidas que gostou, como também pelo incentivo as alunas. Seu comentário é importantíssimo para elas. Abraços, volte sempre.
ExcluirAmiga Elza, comparo essas lindas alunas ao diante bruto que quando lapidado fica com um brilho exuberante. A aprendizagem motivada por vocês professores e a experiência de vida dessas alunas, está deixando com o brilho de poetisas e pensadores sábios. A linha de pansamento da Rafaeli, baseado no pensamento do Arnaldo Rabelo está maravilhoso! Quando ela escreve,Vivemos momentos intensos, divertidos até, e viveria outra vez se valesse a pena. Está certa menina! o que não vale a pena tem mesmo que arrancar do coração, e mais na sua idade tudo é sonho alto , mas pode ter certeza os sonhos reais irão acontecer, basta você seguir os conselhos da Hellen,"Vale a pena rever atitudes na vida. Não eternize sua maneira de ser, permita-se
ResponderExcluirmudar sempre que suas atitudes. Faça do seu CORAÇÃO LUZ, das suas palavras força, e a cada passo que der, agradeça com o olhar voltado para o céu".
Que lindo! E como se uma estivesse falando para a outra e de certa forma sim. Parabéns as duas alunas escritoras. Que vocês continuem lutando para ser feliz mas fugindo do que está errado e as faz sofrer.Estudem, poetizem i vivam dignamente com os pés no chão, sempre com pensamentos positivos como estão. Não vale a pena sofrer por quem não merece! Abraços
Amiga Genilda, muito obrigada pelo maravilhoso comentário. estou agradecida pelas suas palavras e com certeza as alunas ao ler irão refletir no que falou e ficaram agradecidas pelos elogios. Seja sempre bem vinda! Abraços
ExcluirBom dia. Muitos parabéns pelos texto e pelos seus Autores. Louvo-lhes a coragem:)) Podem continuar.
ResponderExcluirHoje:- Ainda chove no meu caminho...
-
Bjos
Votos de uma boa Quinta-Feira
Olá minha amiga Larissa! Obrigada pela visita e incentivo as alunas. Seja sempre bem vinda! bjus
ExcluirÉ muito bom contribuirmos para novos autores e poetas com um belo contributo e belíssimos projetos!
ResponderExcluirQue tenham muito sucesso e eu gostei de ler!
Amiga Gracinha, seja sempre bem vinda! Seu comentário é muito importante, volte sempre.Abraços
ExcluirPalavras profundas e tão verdadeiras . Belos textos pude ler aqui! Parabéns para Rafaeli e Hellen! beijos pra todas! chica
ResponderExcluirObrigada querida Chica! Ficamos felizes que gostou. Seja sempre bem vinda!
ExcluirBom dia Elza, estou encantada com a verbalização da Rafaeli, ao meu ver a menina já nasceu pronta, e você está fazendo o processo de lapidação. Gostei imenso da prosa, é preciso mesmo uma boa dose de desapego para tocar a vida, amarras em oportunidade nenhuma vale à pena. Não nascemos para sermos escravos dos nossos desejos.Parabéns Rafaeli, continue, você promete.
ResponderExcluirA Hellen focou a transformação dando ênfase ao sonhar com os pés no chão, importante concepção para uma jovem, que, pelo que escreve não pertence ao mundo do jovem alienado.
Menina, continuem, estudando , lendo e exercitando seus brilhantes pensamentos. O novo talento de hoje será o consagrado de amanhã!
Parabéns Elza, mestra abnegada e talentosa. Conduzir jovens ao mundo da poesia é preciso persistência e competência.
Felicdades para todos, Luz e poesia!
Bjs com carinho!
Se puder visite: http://eucontoparavoce.blogspot.com.br
http://preenchendootempo.blogspot.com.br
Querida Diná suas palavras servem de incentivo para que as jovens continuem aprendendo e escrevendo. Sei da sua competência, escritora e poetisa, aprovar os escritos das alunas é muito importante. Quando leem os comentários ficam felizes e agradecidas e sempre falam, "temos que escrever melhor! Todos entendem muito!"
ExcluirObrigada! bjus
Bom dia!
ResponderExcluirÉ sempre bom ver novos horizontes a abrirem-se. Ver jovens com o gosto da escrita!! Deixo a minha admiração e os meus parabéns!!
Beijo e um excelente dia
Obrigada querida Poetisa Cidália! Vindo de você essas palavras é muito significativo para as alunas. Abraços
ExcluirInspiradas e sábias palavras. O mundo e particularmente, o Brasil, anda carente, necessitado de poesia. Que essa juventude, possa produzir dias mais poéticos e bem inspirados, sem corrupção, violência, degradação e outras tantas coisitas nefastas.
ResponderExcluirElza, na resposta ao seu comentário lá no blog, deixei um vídeo, uma pequena homenagem para essa meninada poética.
Um abração para vocês.
Amigo Antônio, professor e grande poeta, gostar das mensagens das alunas é muito significativo. Agradecemos de coração. Seja sempre bem vindo! Abraços
ExcluirAmiga Elza,uma obra poética repleta de poesia em cada palavra,parabéns aos futuros poetas e poetisas.
ResponderExcluirAmei a mensagem da menina Hellen.
Parabéns.
Bjs-Carmen Lúcia.
Oi Rafaeli, prazer em ler sua publicação. Ela me transmite a ideia de alguém que sabe refletir sobre seu passado e extrair lições dele...algo muito sábio!
ResponderExcluir"A minha vontade vai além do meu coração", é uma frase que me chamou a atenção...bendito aquele que é mestre de suas emoções, e não escravo delas. Muito bem colocado!
Como é bom ver mais e mais pessoas percebendo que ler e escrever não são apenas tarefas enfadonhas que se faz por obrigação...mas uma maneira de expor ao mundo o que sentimos e pensamos, compartilhando e nos sentindo mais leves com isso. Continue sempre!
Abraços
Bíndi e Ghost
Obrigada amigos, pela visita e as lindas palavras de incentivo a Rafaeli! Muito importante seu comentário. Volte sempre, abraços
ExcluirOlá Hellen!
ResponderExcluirVocê escreveu "e que suas atitudes façam do seu CORAÇÃO LUZ"...por coincidência eu ouvi há poucos dias uma palestra em que o palestrante dizia que não devemos esperar ter um coração bom para termos atitudes positivas e generosas. Tenhamos atitudes boas para, com elas, aprendermos a ser bons...! Ninguém nasce perfeito, a generosidade, compaixão e fraternidade são aprendizados diários, com cada pequena coisa que dizemos e fazemos, ouvimos e lemos. Você escreveu muito bem sobre o assunto, e demonstra que está em busca da iluminação de si mesma. Estamos sempre aprendendo uns com os outros, e fico feliz que você coloque a escrita em sua vida. Continue sempre nesse caminho!
Abraços
Bíndi e Ghost
ExcluirGhost e Bindi, obrigada pela atenção e o carinho em comentar individualmente as alunas e o que escreveram. fiquem certos de que o incentivo que estão dando a essas duas jovens está sendo muito positivo e elas agradecem muito! nós agradecemos. voltem sempre, abraços
https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
ResponderExcluirOlá, Elza querida!
Não duvide que tem ilustres talentos poéticos na biblioteca da sua escola...ai se tem!... Se no começo já brilham, imaginem ao polir?..Tanto a Rafaeli, quanto Hellen
deixam-me rendida aos seus encantos poéticos. Excelente inspiração e os meus sinceros parabéns para elas.. e para você amiga Elza que é um primor de incentivação.
Beijinho doces, para as três que brilharam lindamente!
Tenham um ótimo fim de semana.
Luisa Fernandes
Obrigada querida Luísa pela visita e as lindas palavras parabenizando as alunas poetisas . Com certeza esse incentivo é muito positivo para que continuem escrevendo. Volte sempre, abraços
ExcluirAprendemos com o passado mas o importante é seguir em frente.
ResponderExcluirBelíssimos textos.
Muitos parabéns para a Rafaeli e para a Hellen.
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Obrigada minha querida Maria Rodrigues pelo incentivo as jovens. Seu comentário ficará marcando no coração de cada uma. obrigada, volte sempre. Abraços
ExcluirAplausos para as duas meninas lindas que encantam com suas prosas poéticas! Encantada, futuras poétisas e escritoras de sucesso! Abraços, seguindo o maravilhoso blog.
ResponderExcluirduas pensadoras que estão iniciando maravilhosamente bem. Realmente Rafaeli, não vale a pena insistir com quem não nos da valor. essas pessoas só querem usar como algo descartável e depois joga fora, Seja você, parta pra ouro, Como bem usasse o pensamento do Arnaldo Rabelo que diz “Algumas vezes é preciso silenciar, sair de cena, e esperar que a sabedoria do tempo termine o espetáculo."
ResponderExcluirseja você o autor da sua vida.
Hellen demonstra cabeça feita, pés no chão, Continue assim menina e será feliz. As duas vão longe.Parabéns! Amei o blog e já indiquei para minha filha que estuda ensino médio. Naveguei nas páginas desse blog e aqui encontram-se conteúdos selecionado de grande. Parabéns aos mantenedores do site.valia
Olá Elza, hoje vejo que vim pelo convite que me fez, mas não comentei vejo.
ResponderExcluirMuito lindo este incentivar aos jovens a arte de ler e escrever. Gostei de ver as referencias colocadas pela Rafaeli para ilustrar seu pensamento sobre a vida, onde mergulha no seu interior para entender e buscar forças para o prosseguir. Assim se processa, é preciso mesmo nos permitir sair de cena e reinventar os próximos passos. Lindo Rafaeli, gostei muito. E você Hellen nos coloca no palco da vida onde somos todos os personagens. Encenamos em cada ato, mas sabemos da realidade e aí temos que nos reinventar na luz e viver. Vamos nos ver mais vezes por aqui, pois vocês brilham no caminho da leitura e poesia.
Parabéns Elza as duas belas meninas escreveram muito bem e com reflexões perfeitas e belas desta vida.
Prossigam.
Meu abraço carinhoso.