Seguidores

quarta-feira, 4 de abril de 2018

CONTINUAÇÃO DO PROJETO ALUNOS LEITORES E ESCRITORES

CONTINUAÇÃO DO PROJETO ALUNOS LEITORES E ESCRITORES


  A BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA da  Escola de Referência em Ensino Médio Dr Mota Silveira, entre outros projetos vivenciados  desenvolve o projeto ALUNOS LEITORES E ESCRITORES, com o objetivo de incentivar os alunos a ler e  escrever, composições textuais de diferentes gêneros.
Com este projeto, o lado poético dos alunos tem sido motivo de grande admiração.

Nesta postagem, a Inspiração poética é do aluno Guilherme Oliveira do 3º ano 'A", com a poesia AMAR COMO NÃO AMEI e da aluna  Hellen Lays do 2º ano “B”  do  Ensino médio, com a mensagem  DOR DA SAUDADE.

GUILHERME OLIVEIRA


AMAR COMO NÃO AMEI
Autor: Guilherme Oliveira

Não quero saber amar
Se meu amor não for você
Por isso digo que te amo
Provando que meu amor é seu.


Quero te provar meu amor
Provar do teu amor
Sentir o teu sentimento
Seguir a sua mente
E me perder em sua boca.


Quero me perder em sua boca
Te dar o meu calor
Provar o que ninguém provou
Antes do sol se pôr.


E antes do sol se pôr
Quero mostrar quem sou
Fazer-te, provar o meu amor
Quero te abraçar...


Quero te abraçar e amar
Amar de novo e beijar
Beijar de novo e amar.
Amar! Amar! Amar!


Amar como não amei
Amar como ei de te amar
Amar o quanto você me ama
Amar-te o quanto eu sei.

Hellen Lays


DOR DA SAUDADE
Autora: Hellen Lays

Certo dia, deite-me na cama assustada, lá para 4:00 da madrugada, com uma dor imensa, uma dor que me sufocava, a dor da saudade que me apertava o peito.
Uma saudade que me perturbava, que me tirava o sono e não dava trégua, não passava.
Embora não mereça,lembrei de você. De quando jurava-me amor verdadeiro e, que nunca irias me abandonar, pois seu amor era para sempre.
Mal sabia, nem desconfiava, que não era verdadeiro e que nunca irias me abandonar. Estava completamente enganada, a paixão me atordoava, e o para sempre acabou! Passou, só restou lembranças. Lembranças dos momentos bons encobertos pela falsidade do seu amor.
Se voltasse no tempo, não acreditaria mais em tuas juras, será! De uma coisa tenho certeza tuas promessas de que voltaria, não acredito mais porque quem ama não volta, pois nunca se vai,  nunca parte, fica, permanecem juntos, se amando, vencendo os obstáculos. Ou seja, o amor verdadeiro nunca acaba.

O que restou como aprendizado  é  que a dor que machuca é a mesma que ensina e eu aprendi  a não confiar mais em falsas juras de amor mas naquele amor que é conquistado a cada dia, com gestos  e atitudes  não com palavras.
Hellen Lays

28 comentários:

  1. Guilherme e Helem foram muito inspirados e merecem os parabéns!😘😘 pra todos,chica

    ResponderExcluir
  2. Unos alumnos magníficos que se nota que aprovechan las clases, Me ha encantado lo que han escrito los dos. Un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida amiga Elza e alunos!
    Tanto a poesia com a prosa poética foram muito inspiradas e com sentimentos de profundo experimentar o amor (na devida idade deles, claro!)...
    Na primeira, vi uma sinfonia musical nos versos de tanta sinestesia encaixada nas estrofes... Lindo dom! A repetição do sentido do tema valorizou muito toda poesia como um todo... Gostei muito!
    A segunda participação revela uma dor que todos experimentamos um dia e oxalá o amor verdadeiro seja o melhor que nós possamos experimentar aqui na Terra...
    Li algo há uns dez anos que só o entendo agora: "experimentei aos sessenta o que a vida me negou aos vinte"... É bem assim!
    Sejam todos felizes e abençoados nesta Oitava de Páscoa junto aos seus amados!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga pelo maravilhoso comentário. Suas palavras servem de incentivo aos alunos a continuar escrevendo. Abraços

      Excluir
  4. Olá querida Elza, mais duas encantadoras produções dos alunos Guilherme e a Helem, que escreve muito bem inclusive crônicas. O guilherme com uma poesia que retrata um desejo de amar e que essa mor seja correspondido, na intensidade dos seus sentimentos. Linda inspiração, cada vez mais se aperfeiçoando em seu poetar.
    A Helem uma história que deixa um grande ensinamento, Nunca se deve confiar apenas em juras de amor. As palavras saem fáceis dos lábios. Como escrevi em uma mensagem que fala de amor em meu blog, " Muitos falam de amor, mas poucos sabem o valor desse sentimento, poucos sabem amar".Parabéns alunos queridos, que vocês continuem estudando com muita responsabilidade, lendo pois a boa leitura abra janelas de conhecimentos para o mundo e escrevendo as lindas composições poéticas.
    Abraços, Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga e colega, você tem incentivado muito os alunos a escrever e somos gratas por isso. esse projeto é maravilhoso e eles ficam muito felizes em ver suas poesias sendo elogiadas. Obrigada!

      Excluir
  5. Amiga Elza, ainda sem muito tempo, cuidando do marido que graças a deus está melhorando a cada dia, vim agradecer o carinho e atenção e suas palavras deixadas no meu blog. obrigada!

    Quanto a esses dois jovens que estão se mostrando grandes poetas e pensadores, parabéns! O Guilherme cada vez mais escrevendo poesias lindas e profundas como esta. O incentivo seu e da Lourdes aliados as aulas de língua portuguesa e produções , estão descobrindo grandes poetas.
    A Helem me parece que é sua primeira postagem aqui, mas amei! Um prosa poética narrativa, encantadora!É isso ai linda! A dor ensina mais que a alegria. Parabéns! Parabéns aos dois e a vocês que desenvolvem esse projeto maravilhoso! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Genilda! Suas palavras são importantes para motivar os alunos a continuar. Seja bem vinda sempre!

      Excluir
  6. Lindos jovens já com uma inspiração tão profunda, reflexiva e edificante. Com certeza, vão ser poetas renomados, pois a poesia pulsa vibrante no ser de cada um deles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos dois jovens por acreditarem que a poesia torna a vida mais bonita e nos enriquece porque ajuda a representar as nossos emoções e a experiência da vida !
    uma excelente partilha da Hellen e do Guilherme
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!
    Não hajam dúvidas. Estão a nascer mais 2 grandes Poetas. Parabéns..

    Beijo e um dia feliz

    ResponderExcluir
  9. Guilherme e Helen,parabéns pelas duas pérolas poéticas.
    Gostei muito.
    Bjs amiga Elza.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  10. Tanto a poesia, como o texto são de grande inspiração. Parabéns aos seus autores.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns aos dois alunos que extravasaram tão bem seus sentimentos em forma de verso e de prosa.
    Continuem sempre lendo e escrevendo muito, pois o hábito da leitura e da escrita, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é apenas pura inspiração, mas muito trabalho. Há que se ler e observar muito, para formarmos o cabedal de nossa mente...e também saber tirar nossas próprias reflexões sobre o que nos cerca. Ao final, constataremos que é um exercício muito divertido este da criação!
    Vocês demonstram um grande pendor para a escrita, espero que perseverem neste belo caminho que não apenas produz escritos como tempera e dá sabor à nossa vida.
    Um grande abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigos! os alunos leram todos os comentários e estão felizes, orgulhosos e agradecidos. Sejam sempre bem vindos! Abraços

      Excluir
  12. Parabéns ao Guilherme e Helen por deixar fluir os sentimentos e explicitá-los com singularidade e grande sensibilidade. Dois escritores de talento. Perseverar e jamais deixar preso o sentimento que se aloja no coração. Extravasar com sensibilidade e poesia
    Parabéns aos alunos e aos Educadores por oportunizar a formação de novos escritores
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! os alunos leram todos os comentários e estão felizes, orgulhosos e agradecidos. Sejam sempre bem vindos! Abraços

      Excluir
  13. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt/
    Olá Elza, Parabéns ao Gilherme e à Helen, eles são dois talentos poéticos...que souberam exteriorizar muitos bem as suas inspirações. Tanto o Amor... quanto a Saudade, são temas de grande sensibilidade e reflexão... Eles foram perfeitos, Amei!
    Beijinhos Para vocês três.
    Luisa Fernandes

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Guilherme! Você cada vez mais aprimora seu poetar e foi assim que começaram os grandes poetas, escrevendo a primeira e cada vez mais lendo e escrevendo.
    E antes do sol se pôr
    Quero mostrar quem sou
    Fazer-te, provar o meu amor
    Quero te abraçar...

    A Hellen com esta narrativa linda, DOR DA SAUDADE escreve sobre sentimentos que machucam mas de uma forma muito sutil mostra a importância de ser forte, lutar e sair dessa conferência. Lindo o que escreveu. Parabéns aos dois alunos! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! os alunos leram todos os comentários e estão felizes, orgulhosos e agradecidos. Sejam sempre bem vindos! Abraços

      Excluir
  15. Obrigada amigos! os alunos leram todos os comentários e estão felizes, orgulhosos e agradecidos.Seus comentários são importantes para a continuidade da motivação deles em continuar escrevendo. Sejam sempre bem vindos! Abraços

    ResponderExcluir