Seguidores

quinta-feira, 5 de abril de 2018

PRODUÇÃO DE NOTÍCIA - Atividades desenvolvidas no mês de março nas turmas de 1ºs anos, pela profª Jana Cabral – Língua Portuguesa

Escola de Referência em Ensino Médio Dr Mota Silveira- EREM


PRODUÇÃO DE NOTÍCIA
Atividades desenvolvidas no mês de março nas turmas de 1ºs anos, pela profª Jana Cabral – Língua Portuguesa
Profª Jana

Alunos da Banda Marcial e a Gestora Jany Félix

SEMANA COMEMORATIVA NA EREMDMS

Comunidade escolar vivencia semana de aniversário
No dia 16/03/2018, houve uma gincana comemorativa em que alunos EREM Dr. Mota Silveira foram à Quadra Esportiva Dr. Osvaldo Lima onde competiram as turmas A,B e C.
Foram realizadas provas como torta na cara, corrida de saco, tato com pé, quem é o cantor, corrida com o ovo na boca, afunda ou boia e etc.
Todos se divertiram e no final, após a contagem dos pontos, a equipe A, formada pelas turmas 1º A, 2º A e 3º A foi a ganhadora. Em seguida, todos retornaram à escola para darem continuidade as suas atividades normais.
EQUIPE: Eloiza, Josivaldo, Tiago, Daniel e Matheus. 1º A


DESFILE NA EREM

Escolha do Garoto e Garota MS
No dia 21 de março, ocorreu na EREM Dr. Mota Silveira um desfile para a escolha do garoto e garota Mota Silveira, fase eliminatória.
Os alunos, devidamente fardados e bem arrumados, desfilaram diante da comunidade escolar que estava reunida na área coberta. 3 meninos e 8 meninas participaram, porém apenas 5 delas garantiram uma vaga para a final que será na segunda-feira, dia 26.
Antes do término do desfile, ocorreu um apagão em que todo o Nordeste ficou sem energia e isso tumultuou um pouco o evento.
EQUIPE: Akilys, Andrielly, Grazielle e Iasmin. 1º A


ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL

Aluna do 2º Ano B decide formar nova chapa
Hellen Laís, aluna do 2º ano B decidiu criar a chapa 2 faltando apenas 3 dias para a eleição do Grêmio Estudantil da EREM Dr. Mota Silveira.
Ela afirmou que não concordou com alguma algumas propostas da chapa adversária e por isso resolveu se candidatar. Ela iniciou sua campanha visitando as salas de aula com sua equipe apresentando suas propostas.
No dia 20/03/2018 ocorreu o debate, pela manhã, na área coberta da escola. As candidatas a presidente das duas chapas responderam às perguntas previamente planejadas e do público, esclareceram algumas dúvidas.
À tarde ocorreu a eleição e no dia seguinte saiu o resultado, sendo a chapa 1 vencedora.
EQUIPE: Paulo, Hugo, Mª Luiza, Elaine, Gabrielly e Sandro. 1º A
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEMANA COMEMORATIVA NA EREM Dr. MOTA SILVEIRA

Estudantes se reúnem para comemorar aniversário da escola
Os estudantes da EREM Dr. Mota Silveira tiveram uma semana diferente em comemoração ao aniversário da escola organizada pela Biblioteca e Coordenação.
No dia 12/03, alguns alunos se reuniram para participar do “Caça ao tesouro”. Em 13/03, os mesmos tiveram participação na brincadeira das cadeiras. No dia 14/03, houve um bingo cujo prêmio foi uma cesta de doces e salgados. No dia 15/03, o intervalo foi prolongado para que os estudantes de todas as turmas participassem do “Karaokê”.
Para finalizar essa semana especial de comemoração dos 53 anos da EREM, no dia 16/03 a escola organizou uma gincana, com várias provas, como: quem é o cantor, ovo na colher, afunda ou boia, e corrida de saco.
EQUIPE: Diogo, Geovani, Joan, Vitor Antônio e Wictor. 1º A
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MISSIONÁRIOS VISITAM A EREM Dr. MOTA SILVEIRA

Momento de oração e Ação de Graça


Nos dias 14 e 15 de março de 2018, os alunos da EREM Dr. Mota Silveira, localizada à Avenida Castelo Branco, no município de Bom Jardim, PE, foram convidados para participar de um momento de oração com os missionários da comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, diretamente de João Pessoa, PB.
O momento aconteceu no pátio da escola e seguiu com o testemunho das missionárias para os alunos e professores. O intuito era esclarecer suas missões e proferir a palavra de Deus. Muitos se emocionaram por causa dos assuntos abordados naquela tarde. Um aglomerado de sensações fez com que a maioria refletisse profundamente sobre suas vidas. A palestra conceituou muito a forma de agir dos jovens em seu cotidiano, muitas vezes em ações consideradas erradas.
Uma dessas ações foi citada por uma das missionárias: Devido ao mau uso da tecnologia e aplicativos de celular, os familiares acabam se afastando e com isso o contato oral acaba sendo afetado.
Ficou claro que a maioria dos estudantes necessita de palestras motivacionais e fatos que mostrem a realidade, trazendo a ajuda de que precisam. O encontro mobilizou e sensibilizou toda a comunidade escolar.
EQUIPE: Karla, Vanessa, Ariely, Verônica, Ladjane, Jackson. 1º A

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANIVERSÁRIO DA EREM Dr. MOTA SILVEIRA

Escola comemora o seu aniversário com gincana

No dia 16/03/2018, os alunos e professores da EREM Dr. Mota Silveira se reuniram na Quadra Esportiva Dr. Osvaldo Lima para participarem de mais um dia de comemoração do aniversário da escola.
Às 9:40, iniciaram as brincadeiras, que foram: torta na cara, corrida de saco, quem é o cantor, ovo na colher, desfile de fantasia, afunda ou boia, descobrir o objeto com os olhos vendados usando os pés. A equipe formada pelo 1ºA, 2ºA e 3º A foi a vencedora recebendo à tarde, sua premiação: doces e salgados.
EQUIPE: Williany, Daniely, Nathália, Cristiane, Rita e Eliene. 1º A
CARNAVAL NO MOTA
Escola promove competição de conhecimentos sobre o carnaval
Na EREM Dr. Mota Silveira, em Bom Jardim, foi realizado um evento em comemoração ao carnaval, no qual houve brincadeiras, danças e várias descobertas sobre o tema, por meio das apresentações dos alunos.
O evento começou com uma competição de conhecimentos, em que grupos representando cada sala da escola respondiam a perguntas feitas sobre essa festa popular.
Foi uma competição bem disputadas, com perguntas que foram desde a etimologia da palavra “Carnaval” até o desfile de fantasias. Além disso, foi escolhida a Catirina melhor caracterizada. Na representação da dança, o estudante Manoel Messias se apresentou muito bem, cheio de animação e leveza, numa coreografia muito bem executada.
No final do evento, a turma campeã das provas foi o 2º ano A.

EQUIPE: Fernanda Cristina, Ednilson, Amanda, Sebastião, Mª Clara Oliveira. 1º B




GAROTO E GAROTA MOTA SILVEIRA

Desfile movimenta tarde na EREM

No dia 21/03/2018, ocorreu a fase eliminatória do desfile da EREM Dr. Mota Silveira. O concurso foi composto por 9 meninas e 3 meninos. Os participantes foram: Camila, Elis Vitória, Fabiana, Gabriela, Jaqueline, Karina, Mª Vitória, Ranielle e Jéssika. Os meninos foram: Manoel Messias, Júlio César e Eduardo.
Das meninas, as seguintes participantes foram para a fase final: Camila, Elis Vitória, Fabiana, Gabriela, Jaqueline, Jéssika e Mª Vitória. Por falta de concorrência, todos os meninos que se candidataram, foram para a final que ocorrerá no dia 26/03.
Estavam presente como jurados os professores: Jana Félix, Izaac Melo, Cláudia Costa. Érika e a secretária da escola Mª Aparecida Santiago. O professor José Everton foi o locutor e a diretora Jany Félix fez a contagem dos pontos. No desfile todos os alunos e funcionários estavam presentes. Por volta das 16:00 ocorreu um blackout que prejudicou a publicação do resultado que foi confirmado no dia seguinte.
EQUIPE: Jessika Vitória, Mª Letícia, Messias e Eduardo. 1º A
------------------------------------------------------------------------------------------------------------



8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Gerente Regional da GRE  Edjane, a gestora Jany Félix e a Coordenadora pedagógica da GRE



 HOMENAGEM A MULHER PELA PASSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. 08 DE MARÇO .
ESCOLA COMEMORA O DIA DA MULHER



Homenagem às mulheres da EREM Dr. Mota Silveira
No dia 08 de março de 2018, na EREM Dr. Mota Silveira foi realizada uma homenagem às mulheres, feita pelos alunos da escola e funcionários.
Foi um dia muito especial, pois as mesmas se sentiram privilegiadas pelas lutas e conquistas alcançadas ao longo do tempo.
A homenagem teve início com as ações do professor Izaac e da bibliotecária Ela que se juntaram para propor que cada sala fizesse sua apresentação. Os alunos que se destacaram no dia foram do 1º ano B pelo fato de ser considerada uma turma trabalhosa e barulhenta. Eles ensaiaram muito e se esforçaram muito para formar um lindo coral.
Os professores visualizaram o lado nobre dos estudantes pelo empenho e dedicação na realização do evento.
EQUIPE: Manoel Messias, Alani, Jaqueline, Mª Tially, Wesllen, Rian e Rennan. 1º B


Alunos e professores se reúnem para homenagear alunas e professoras
No dia 09 de março foi realizada a comemoração do Dia Internacional da Mulher, na EREM Dr. Mota Silveira.
Alunos, junto com os professores e o pessoal da biblioteca se organizaram para homenagear as mulheres, tanto as alunas como as professoras. Fizeram grandes apresentações, tudo bem organizado. Cantaram, encenaram, dançaram, recitaram poesias, entre outros. Os professores não ficaram de foram e também prestaram suas homenagens. O professor Izaac recitou um cordel, o professor Petrúcio se expressou com músicas tocadas com saxofone, o professor Alzamar cantou uma linda música. Enquanto ele cantava, os alunos distribuíram rosas para todas as mulheres. Foi um momento muito especial para todos.

EQUIPE: Natali, Hosana, José Vinícius, Gisely, Mª Vitória de Jesus e Aline. 1º C.

DEBATE DO GRÊMIO

Chapas apresentam suas propostas

No dia 20/03/2018 pela manhã ocorreu um debate entre as chapas concorrentes ao Grêmio Estudantil. Por volta das 8:30 todos os alunos da EREM Dr. Mota Silveira se reuniram no pátio interno para escutar as propostas das duas chapas, principalmente as que visam à melhoria da escola. O momento foi importante para que os estudantes analisassem e pudessem avaliar melhor as duas equipes.

EQUIPE: Raynara, Enéias, Mª Vitória, Mª Clara, Daniel e Thauan. 1º B



DEBATE DO GRÊMIO ESTUDANTIL E ELEIÇÃO
GRÊMIO ESTUDANTIL

EREM Dr. Mota Silveira promove debate e eleição-  DEBATE

Alunos escolhem seus representantes

No dia 20 de março de 2018, por volta das 9:00 da manhã, na área coberta da EREM Dr. Mota Silveira, aconteceu um debate entre as chapas concorrentes à diretoria do Grêmio Estudantil.
No momento, foram feitas perguntas sobre as propostas e lemas da chapa 1, MEP (Movimento Estudantil Protagonista) e da chapa 2, DDE (Democratas dos Direitos Estudantis). O debate foi mediado pelo professor José Everton que fazia as perguntas organizadas pela coordenação e pelos alunos, encerrando o momento às 11:45 da manhã.


EQUIPE: Rosalha e Lucrécia. 1º C

 Às 14:00, iniciou-se a votação para a escolha da chapa que representaria o Grêmio .
Entre várias propostas, a chapa 1 prometeu que irá colocar botijões de água em todas as salas e a chapa 2 prometeu colocar detergente nos banheiros. Depois de tantas propostas que foram avaliadas pelos estudantes, o resultado foi a vitória da chapa 1. O total de votantes foi 350. Foram 184 votos para a chapa 1, 155 votos para a chapa 2, 5 votos nulos, e votos em branco. A diferença foi a chapa 1 com 52,5% de votos, a chapa 2, 44,2%, brancos e nulos somaram 33% dos votos.
A posse da nova diretoria do Grêmio acontecerá no dia 27/03/2018, na próxima terça.

EQUIPE: Luiz Felipe, Manuel Roberto, Luiz Eduardo Cunha e Felipe Campos. 1º C





Comunidade escolar tem semana de campanha e eleição






ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL


Estudantes vão às urnas para eleger seus futuros representantes
No dia 20 de março de 2018, na EREM Dr. Mota Silveira, houve uma disputa eleitoral entre duas chapas para decidir quem irá representar o novo Grêmio Estudantil.
O debate entre a chapa MEP (Movimento Estudantil Protagonista) e a chapa DDE (Democratas do Direito Estudantil) foi realizado na área da escola.
Cada chapa conseguiu, por meio de perguntas criadas pelos alunos e pela própria escola, explicar como funcionaria cada uma de suas propostas, esclarecendo assim, as dúvidas de quem estava presente.
À tarde do mesmo dia, os alunos foram às urnas e com 184 votos, a chapa MEP foi a grande vencedora. Já a chapa DDE obteve 155 votos.
EQUIPE: Mª Josefa, Marylia, Lucas, Júnior, Allyf e Victor. 1º B
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRÊMIO ESTUDANTIL



ALUNOS VÃO ÀS URNAS
ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2018


Eleição do grêmio Estudantil no Mota Silveira

No dia 20 de março (terça-feira), por volta das 14:20, foi iniciada a votação para eleger a chapa que representará o grêmio no ano de 2018, na EREM Dr. Mota Silveira.
Na parte da manhã, nos horários da 2ª e 3ª aulas, foi realizado um debate entre as duas chapas concorrentes, a chapa1, MEP (Movimento Estudantil Protagonista), e a chapa 2, DDE (Democratas dos Direitos Estudantis), momento em que ambas puderam esclarecer suas propostas e responder às perguntas feitas pela chapa adversária e pelos alunos que compõem a escola.
As eleições iniciaram-se à tarde, na 7ª aula e foram encerradas logo após a votação dos alunos pertencentes ao EJA Médio, à noite.
O resultado das eleições saiu por volta das 20:00 do mesmo dia, sendo vitoriosa a chapa 1 MEP, com 184 votos.
O Grêmio Dr. Mário Souto Maior, fundado no ano de 1995, agora será representado pelo MEP que tem como presidente a estudante Camilly Sarinho, do 2º C e como vice, a estudante Gleicianny do Nascimento, do 3º B.
EQUIPE: Ana Clara, Karine de Lima, Laís Cristina, Letícia da Silva, Letícia Gabriela, Maria Eduarda, Maria Vitória Gomes. 1º C

------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2018

Vitória da chapa 1
Na manhã dessa última terça-feira, 20 de março de 2018, os candidatos a ´residente, vice-presidente e demais componentes que formam o Grêmio Estudantil, reuniram-se para um debate sobre suas propostas. À tarde ocorreu a votação, momento em que os alunos tiveram o direito de escolher entre a chapa 1 e a chapa 2.
Na noite do mesmo dia, após a escolha dos alunos do EJA, foi feita a contagem dos votos. Foram 350 votantes, sendo 5 votos nulos, 6 votos em branco, 155 votos para a chapa 2. Com 184, a chapa 1 foi campeã, assumindo, então, a atual presidência do Grêmio Estudantil Dr. Mário Souto Maior pelo período de um ano.
EQUIPE: Ana Clara, Camila, Gabriel, Edson, Marcelo, Mª Eduarda. 1º A

Jany Félix , Gestora e a aluna Camile, eleita presidente do Grêmio Estudantil.

Definida a chapa vencedora do Grêmio Estudantil 2018 da EREM Dr. Mota Silveira
Na manhã dessa quarta-feira, a comunidade escolar recebeu o resultado das eleições do Grêmio Estudantil Dr. Mário Souto Maior, da EREM Dr. Mota Silveira.
A concorrência foi entre as chapas DDE (Democratas dos Direitos Estudantis) e MEP (Movimento Estudantil Protagonista) que durante toda a semana divulgaram suas propostas e participaram de um debate.
A eleição teve início na tarde dessa terça-feira (2003/2018) e foi encerrada à noite do mesmo dia. Do total de 350 votantes, 184 votos foram para a chapa 1, 155 votos para a chapa 2, votos nulos e 6 votos am branco. Com uma diferença pequena, venceu a chapa 1, com 52,5% dos votos contra 44,2% da chapa 2. Votos nulos e brancos somaram um total de 33% dos votos.
A posse da nova diretoria do grêmio acontecerá no dia 27/03/2018, na próxima terça-feira.
EQUIPE: Alany Silva, Luan, Jéssica, Valdilene, Rogério, Ektor e Genyfer. 1º C.





HISTÓRIA DA EREM DR MOTA SILVEIRA
Autor: Edson Pedro- 1º ano A – EG.

Faremos uma viagem
Para prestar uma homenagem
Vamos apertar o sinto
E entrar no túnel do tempo-1965.


Ano em que a escola foi fundada
No início não era muito frequentada
Não havia quase ninguém
Eram sete funcionários, alunos só eram cem.


Mas o Mota não parou
Tudo isso superou
E foi buscando o melhor
Em 1976, implantou o 1º Grau menos.


A escola continuou crescendo
Em 1972 o 2º Grau acabou desenvolvendo
Foi conquistando a comunidade
Com os cursos de Comércio e Contabilidade.


2009 foi o ano especial
Incluiu-se ao programa de Educação Integral
E assim permaneceu
Anos se passaram. Uma linda história escreveu.


Aproveitem cada momento
Embalem seus corações
Saiam daqui com talento
E uma boa educação.


13 comentários:

  1. Parabenizo a equipe de Educadores, gestores e discentes pela organização e desenvolvimento de projetos que engrandecem a educação
    Momentos ímpares! Uma magnífica reportagem muitíssimo bem documentada
    Parabénssssssssss
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tanto para los profesores que han organizado el programa de eventos como para los alumnos que han participado y disfrutado de ellos, dejo mi enhorabuena con todo cariño.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Estou sem palavras, Uma publicação soberba. Parabéns

    Hoje:- "Caminhada, entre sentidos e rimas"
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Sexta-Feita

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!!

    Uma postagem de grande nível!! Amei. Parabéns a todos os intervenientes!! :)

    Beijo. Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal ein !!
    tanta atividade e tanto empenho , isso é muito boooommmmm!!
    não é mesmo?
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
  6. Momentos importantes de celebrar e registrar , além de tudo dar voz aos jovens que são o futuro agora presente, dando a eles a oportunidade de se expressar e trazer a mudança a começar por cada um.Lindas apresentações e festa. parabéns

    ResponderExcluir
  7. Tenho orgulho em estudar nessa escola! esses dias foram ricos em conhecimentos e aprendizagens! amei O blog da minha escola, seguindo!

    ResponderExcluir
  8. Professora jana, esses dias foram ricos em conhecimento, aprendi bastante, amei! Aliás, tenho orgulho em estudar na EREM DR MOTA SILVEIRA. Estou seguindo esse blog maravilhoso que também é nosso. bjs

    ResponderExcluir
  9. Seguindo com orgulho o blog da minha escola! Esses dias foram de grandes aprendizagens e aproveitamento em tudo. Prof jana e todos que admiro muito! Prof Lourdes que nos incentiva a seguir esse lindo blog; Bjus

    ResponderExcluir
  10. Professora Jana, foi maravilhoso esses dias e por ter participado ativamente das atividades. obrigada por sitar meu nome e o da minha equipe. Foram dias de muito aprendizado, essa escola amo e é a melhor! Seguindo esse maravilhoso blog.Abraços

    ResponderExcluir
  11. Professora Jana amo essa escola, estou aprendendo muito e esses projetos foram maravilhosos. Aprendi muito, foi maravilhoso participar dessas atividades. A senhora é nota dez.Estou seguindo o blog maravilhoso da minha escola.

    ResponderExcluir