Seguidores

sábado, 9 de setembro de 2017

Conteúdos que podem cair no ENEM: PRINCIPAIS RECURSOS NATURAIS DO BRASIL



Ó Meu Brasil- Tarcísio Ribeiro Costa

Ó!  Brasil, como te amo, como és belo e vigoroso,
As praias e os teus mares são encantadores,
Tuas matas verdejantes têm mais flores,
é imensa a sua variedade de cores...
És a síntese da natureza,
Em ti só há beleza...
Tenha certeza,
eu te amo
ó meu
Brasil!
Ó meu Brasil,
sofro com o teu sofrer,
Falta em teus filhos mais patriotismo,
Maltratam-te, com negocitas e nepotismos,
Tua fortaleza faz a tudo superar e no final vencer...
És beleza, és encanto, és amor, és futuro, és beleza
és o orgulho dos filhos, és esperança de um  porvir
de vitórias, de glórias,  de sucesso e de grandeza,
Eu te amo, ó minha pátria linda e querida,
Acredita, que sou triste com tua tristeza
Mas, estou ao teu lado e, contigo,
Seja lá qual for a situação,
Eu agora  te digo
Dou-te coração.


Conteúdos que podem cair no ENEM:
PRINCIPAIS RECURSOS NATURAIS DO BRASIL

 https://www.stoodi.com.br/

     De acordo com prof. Davis, perguntas relacionadas a essa matéria são recorrentes no exame  Uma das dicas de ecologia que o professor Davis, de Biologia, deu para o aluno que vai prestar o ENEM foi revisar quais são os principais recursos naturais do Brasil. Você está por dentro dessa matéria?
Esse assunto pode cair em questões interdisciplinares, tanto em biologia quanto em geografia, por exemplo. O importante é relembrar esse conceito e saber das informações mais relevantes.
   Recurso natural é tudo aquilo que o homem encontra na natureza e utiliza em seu dia a dia. Ou seja, a água, as florestas, os vegetais, o solo, o oxigênio, a luz solar, os ventos, os animais e os minérios são recursos naturais.
Durante a história do ser humano, ele já utilizou os recursos naturais apenas para o seu sustento e de forma equilibrada. Porém, hoje esses recursos são fundamentais para o quesito econômico – isso explica o fato de sua extração ser cada vez maior.
     Eles podem ser classificados de diversas formas. Uma delas é dividindo em recursos naturais renováveis – aqueles que são inesgotáveis ou que possuem capacidade de renovação – e em recursos naturais não renováveis – aqueles que demoram milhares de anos para se renovarem ou, até mesmo, aqueles que não tem capacidade de renovação.



Exemplos: a luz solar é um recurso natural renovável, já o petróleo é um recurso não renovável.
 
- Ah, estou começando a lembrar.
 
    Outra maneira de classificar os recursos naturais é dividindo-os em quatro grupos: biológicos, hídricos, energéticos e minerais.

Biológicos: são recursos vegetais e animais, encontrado nas florestas, por exemplo. São utilizados na nossa alimentação, medicina, construção, vestuários e etc.

Hídricos: são recursos ligados às águas, utilizando principalmente na nossa alimentação.

Energético: são os recursos que estão relacionados ao fornecimento de energia, como o petróleo e combustíveis fósseis.

Minerais: são recursos não renováveis ligados a formação geológica, composta por rochas e minerais. São exemplos, o ferro, grafite, ouro, argila e etc.
Vamos aos principais recursos naturais do Brasil:


   O Brasil é um país muito rico em recursos naturais. Nosso solo é considerado de qualidade para a agricultura, dando força ao agronegócio do país – tanto para consumo interno, como externo.
      A água é um dos principais recursos naturais, sendo que o Brasil possui 12% das águas superficiais disponíveis do planeta. Além disso, 90% do território recebe chuvas com regularidade e contamos com uma das maiores reservas de água doce do mundo.
     Nossas florestas também possuem uma biodiversidade enorme em grandes porções do território.
    A exploração de recursos minerais é uma atividade com grande potencial. Nosso principal minério é o ferro, cerca de 90% das exportações de mineração brasileiras é para comerciá-lo. Ele é usado como matéria-prima para fazer o aço.
     Outro minério muito encontrado no país para fazer aço é o manganês, presente principalmente na região norte. O Brasil possui também uma das maiores reservas de bauxita. Esse mineral é mais difícil de ser encontrado e é usado para a produção de alumínio.
    As regiões que possuem mais recursos minerais no Brasil são em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; na Província Mineral de Carajás, no Pará e no estado do Mato Grosso do Sul.
    A extração em abundância desses recursos, aliadas às queimadas, ao desmatamento e à poluição podem potencializar os impactos ambientais, afetando direta e indiretamente o nosso ecossistema.

   Precisamos nos conscientizar e abolir algumas práticas para evitar a extinção de animais e o desaparecimento de muitos recursos limitados. Agindo de forma sustentável e preocupada com o planeta como um todo. 


Um pouco das Riquezas naturais do nosso Brasil

    No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais.
Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza.
   Mas também são importantes para o homem que se utiliza deles para sua própria vida.
Vamos conhecer um pouco sobre a vegetação e a fauna encontradas no Brasil e estudar seu aproveitamento pela sociedade?

A vegetação brasileira

A vegetação participa da biodiversidade do nosso planeta.
São muitas as aplicações dos vegetais na alimentação, medicina, vestuário, habitação e na atividade industrial.

     É um hábito antigo do homem fazer uso das plantas. Com o passar do tempo, acabamos descobrindo que muitos vegetais, além de atenderem às nossas necessidades básicas de alimentação e de abrigo, podiam também ser utilizados para curar doenças.

     Com os avanços tecnológicos, passamos a usar mais e mais substâncias medicinais vindas dos vegetais, trazendo novas oportunidades de cura e melhoria da nossa qualidade de vida.
    E ainda há muito há ser estudado sobre a nossa flora.

Você consegue citar alguns produtos que os vegetais podem nos dar?

Madeira

    A madeira é usada nas construções, na fabricação de embarcações, na carpintaria e marcenaria (móveis, embalagens, torneados, cabos de ferramentas), na confecção de materiais esportivos, de instrumentos musicais e para decoração em geral. Hoje em dia sabemos que a derrubada de árvores deve ser fiscalizada, pois por causa da falta de controle, muitas espécies que forneciam madeiras belas talvez nem existam mais num futuro próximo.
As madeiras mais utilizadas são da cumarurana, da cana-brava, do jatobá, da carnaúba e do ipê-amarelo.

Fibra

A fibra é extraída de diversas plantas e utilizada no artesanato (de cestos, chapéus, peneiras) e na fabricação de tecidos, redes, cordoaria e tapetes. É extraída da carnaúba, do jatobá, do olho-de-boi, do cipó-de-beira-mar, do cipó-de-canoa.

Celulose

    É o principal formador da fibra e sai principalmente da polpa da madeira para a composição do papel. A celulose é extraída da carnaúba, da timbaúba, do ipê-amarelo, do umbu, da fruta-de-cutia.

Óleos essenciais

   Os óleos essenciais são também chamados de óleos voláteis e saem das plantas aromáticas como amburana, capim-limão, canela-silvestre, babaçu, pau-rosa e caju. Têm sabor e aroma agradáveis, por isso com essas plantas fabricamos perfumes e produtos de beleza. Na fabricação dos remédios e do fumo os vegetais também dão o sabor.

Alimentos

    Como alimento humano, cada vez mais espécies de vegetais vão sendo introduzidas na nossa agricultura e passam a ser utilizadas na nossa alimentação. A maior parte dos vegetais também serve de alimento para os animais.

     Comer alimentos de origem vegetal é muito importante para nossa saúde. Milho, caju, mangaba, babaçu, tamarindo, macaxeira e amendoim são alguns exemplos.

Vegetais tóxicos

   É chamado de tóxico o vegetal que tem uma substância que envenena. Ele é útil na fabricação de remédios para matar insetos, ratos e carrapatos.

Fármacos

   Os fármacos são os vegetais utilizados para fabricar remédios e podem ser extraídos de qualquer parte da planta. Alguns vegetais que fornecem substâncias para a produção de fármacos: a cabreúva, o anjico-branco, a erva-pombinha, a lágrima-de-jó, o jacarandá.

A fauna brasileira

Você sabe o que é fauna?

     Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.
    O Brasil possui uma fauna muito diversificada. Somos o país da América do Sul com a maior diversidade de aves. Alguns dos animais da fauna brasileira não existem em outra parte do mundo. Mas toda essa diversidade não significa abundância de espécies, principalmente porque o desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória são fatores que vêm exterminando muitos animais e diminuindo a riqueza de nossa fauna.
Um problema grave para a fauna do Brasil: novas espécies estão sendo descobertas e imediatamente consideradas ameaçadas de extinção. O mico-leão-caissara, o bicudinho-do-brejo e a ararinha-azul são exemplos de animais que em breve poderão deixar de existir. Vale lembrar que todas as espécies têm grande importância para os ecossistemas naturais e basta a extinção de uma delas para que graves desequilíbrios ocorram no meio ambiente.
Fonte: www.ibge.gov.br

Fauna e Flora Brasileira

Rhea americana – Ema

O Bioma Cerrado ocupa cerca de 2 milhões de km2 do território brasileiro. Ocorre em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, e também na Bolívia.

Tayassu tajacu – Caitetu

A ocupação começou no Séc. XVIII. As incursões nessa vasta região eram realizadas principalmente através dos rios e veredas, caracterizadas pela ocorrência de buritis (Mauritia flexuosa), devido a maior facilidade de penetração. O interesse inicial era a exploração mineira nos estados de Goiás e Mato Grosso.

Falsa-ciganinha – Riedeliella

Concomitantemente e também após o declínio destas atividades houve a implantação de uma pecuária extensiva baseada em pastagens nativas e capins africanos como o jaraguá (Hyparrhenia rufa) e capim gordura (Melinis minutiflora). Essas atividades pecuárias antigas encontram-se hoje em desuso devido a baixa produtividade e a destruição ambiental. Atualmente a maioria dos pecuaristas adotam técnicas modernas de produção e há um aumento crescente com as questões ambientais.

Lonchophylla dekeyseri – Morceguinho do Cerrado

A grande ocupação do Cerrado iniciou no século XX, com o translado da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília. No final da década 70, a Região do Cerrado era pouco explorada. As correntes migratórias, principalmente das regiões Sul e Sudeste do país, tornaram o Cerrado o celeiro do mundo.

Estilosantes – Stylosanthes

Segundo dados da Embrapa Cerrados hoje existem na região 50 milhões de hectares de pastagens cultivadas, 30 milhões de hectares de pastagens nativas, 13,5 milhões de hectares de culturas anuais e dois milhões de hectares de culturas perenes e florestais.

Agouti paca – Paca

Atualmente muitas empresas agropecuárias adotam tecnologias de ponta para fazer o Cerrado produzir. Devido a baixíssima fertilidade dos solos foram adotadas técnicas de correção, adubação e manejo dos mesmos, alem de produzir cultivares de plantas comerciais adaptados ao Bioma.

Buriti – Mauritia

Com todo esse desenvolvimento econômico houve uma perda do conhecimento sobre a fauna e a flora existente nesta área, principalmente sobre o potencial valor econômico dos mesmos.

Caiman latirostris – Jacaré do papo amarelo

A flora e fauna do Cerrado são riquíssimas. Esta região possui cerca de 10.000 espécies vegetais. Estima-se que em cada hectare podem ser encontradas cerca de 400 espécies de plantas. Quanto a fauna são conhecidas cerca de 1.600 espécies de animais.

Amendoim Forrageiro – ArachisSão 195 espécies de mamíferos, sendo 18 endêmicas. Devido a essa grande biodiversidade o Cerrado é considerado uma das 25 áreas do mundo prioritárias para a conservação.

Leopardus pardalis – Jaguatirica

Devido a essa importância econômica e ambiental a Embrapa Gado de Corte e a Embrapa Cerrados tornam disponíveis informações sobre as espécies da flora e da fauna dessa grande região brasileira. Dentro desse contexto contamos com a colaboração dos produtores agropecuários considerando-os nossos grandes aliados na conservação ambiental dos Biomas brasileiros.



                                        MEU AMADO BRASIL
Beatriz por um triz

Você meu amado Brasil,
De tantas conquistas e glorias
De tantas perdas e dores
Ainda reluz em meu peito


A tristeza ,que me toma
é te ver tão mal amado
por um povo desinformado
que desconhece a dimensão da sua força


Amado povo brasileiro
verdadeiro dono de ti
e que decide quem te governa
há de um dia perceber
que não basta  entristecer, lamentar
ha de se contestar,
eleger,
destituir


com justiça se fazer presente
Não ser apenas um povo
injustiçado e carente
Mas sim uma brava gente
Disposta a te fazer feliz para sempre
E para sempre ser feliz em teu seio


Fontes:  www.cnpgchttp://blog.leetelemensagem.com.br/2010/10/29/um-pouco-das-riquezas-naturais-do-nosso-brasil/.embrapa.br
  https://www.stoodi.com.br/blog/2016/10/10/enem-quais-sao-os-principais-recursos-naturais-do-brasil/
http://blog.leetelemensagem.com.br/2010/10/29/um-pouco-das-riquezas-naturais-do-nosso-brasil/



                                          MEU CORAÇÃO BRASILEIRO
Autora: Ivone Zuppo

Meu coração brasileiro
Sabe que ainda tem jeito
Se investir do modo certo
Nesses meninos de agora
Não tem segredo
Nem dificuldades
Basta que alguem do "poder"
Retome a dignidade
Que faça logo justiça
E não apenas caridade
O caminho é humanitario
Nada de idealismos
É só trocar trabalho e pão
Pelo atual "canalhismo"!
O resto,com certeza,
O Brasileiro fará
Acreditando de novo
Que o celeiro aqui está.
Avança Meninada!
Pra cantarmos em vozes mil:
"Patria Amada Brasil!!!!!!!!!!!!"

BeloHorizonte_MG

Pesquisa e organização da postagem:
 Profª Lourdes Duarte e Elza Interaminense.

12 comentários:

  1. Uma publicação que serve como alerta e consciencialização!

    r: Muito obrigada :)
    Bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  2. Que post maravilhoso,Eliane.

    Uma aula de tudo,conscientizando,alertando.Poemas e pesquisa. Minha filha adora seu espaço como eu. Imagens lindas,brasilidade.

    Seu blog está na minha lista de blogs a visitar.Recebi a atualização e vim correndo ver.

    Beijos sabor carinho e um domingo de paz e alegrias

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que sua filha assim como voc~e estão gostando. Seja, bem vindas! Bjus
      Amiga, pode deixar sugestões das postagens, agradecemos.

      Excluir
  3. Belo post. Por aqui, conteúdo relevante e preciosas dicas. Parabéns!

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, achei extremamente interessante o poema que retrata a nossa atual história.
    Poema repleto de significados. Em relação à matéria postada nota máxima, li e confesso que aprendi muito, mesmo sabendo um pouco de tudo. Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Elza,
    Postagem ótima!
    Uma excelente fonte de pesquisa e estudo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Querida Elza
    Uma viagem pelo conhecimento e nossa brasilidade aqui tão bem retratada em poemas viscerais. Perfeito e valoroso este post
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  7. Olá! Desejamos uma feliz semana. Este blog com certeza é uma ferramenta de trabalho muito útil para os estudantes!
    Abraços
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir