Seguidores

segunda-feira, 18 de março de 2019

Participando da 73ª Edição do Poetizando e Encantando

Participando da 73ª Edição do Poetizando e Encantando
Participando com as alunas,Hellem, Vanessa Oliveira e Patricia, estreando nesta BC.


Objetivo da brincadeira

A brincadeira tem como objetivo motivar o gosto pela poesia ou composições de mensagens e pensamentos reflexivos ou de otimismo e  a  interação entre amigos, visitando e comentando  os blogues  participantes.


 A partir de uma ou mais  imagens indicada pela Profª Lourdes Duarte a  cada semana,em seu blog Filosofando na vida, desenvolve-se a  criatividade escrevendo  versos, poesias, pensamentos ou mensagens.
É uma brincadeira sem competição, participa-se com o coração e o amor a poesia.


MINHA PARTICIPAÇÃO


Amigos, diante de tantos acontecimentos tristes que vem acontecendo no Brasil e no mundo, observando a imagem dessa linda criança com esse olhar puro e feliz, me veio o desejo de deixar essa reflexão:





A Simplicidade e a indiferença pelas coisas materiais revelam paz
interior, luz, autoconhecimento.
Quando o homem descobre, dentro de si, o Criador,
Ele o vê em toda parte, ao redor de si...
Serena todo o seu interior...
Cessam todas as dúvidas...
Desaparecem todas as angústias...
Os horizontes se ampliam... 



Nossa felicidade depende de nossa paz interior.
A resignação consciente significa conquista da serenidade.
Luz, fé, paz.



Nunca se diga inútil.
Por agora: você não é um anjo.
No entanto é capaz de ser uma pessoa reta e nobre; não terá santidade para mostrar, mas possui vastas possibilidades de agir em benefício do próximo;
não apresenta qualidades perfeitas, contudo, você detém recursos preciosos de servir.
Talvez não consiga revelar alto índice de cultura intelectual, porém, consegue amparar a muitos companheiros com excelente orientação.
Provavelmente, não lhe será possível movimentar grandes riquezas do mundo, entretanto nada lhe impedirá o esforço de acumular tesouros de bondade no
coração e de irradiá-los em gestos de compreensão e de amor.
Por fim é provável que você ainda não conheça o que seja a felicidade, mas pode adquiri-la se você quiser, aprendendo a trabalhar em favor dos outros e entender a perdoar, encorajar e sorrir.


Que Jesus nos ilumine e nos conceda a sabedoria de perdoar os que nos ofendem.


Retirado do Grupo Espírita.
Participação da aluna Mariana
Decepção
Autora Mariana

    Muitos dizem que estão decepcionados sem saber a intensidade do que  estão sentindo.
 Muitas vezes  as pessoas que mais amamos são as que nos magoam, justamente porque a amamos demais e depositamos confiança nessa pessoa amada.
Com isso, surgem as interrogações, as dúvidas.
 Será que erramos tanto assim? Onde foi que  errei? Será que devo mudar e se vale a pena mudar? Será que vale a pena persistir na mesma situação?
Muitas dessas perguntas difíceis de responder ficam sem respostas, mas vale a pena analisar cada uma das situações , cada uma das interrogações.
Se pararmos para analisar, não existe felicidade porque dependemos do outro, a felicidade está em nós mesmos.
Temos que levantar nosso ego, mostrar para nós mesmos que somos capazes e que nada nos derruba.
Quando se ama de verdade não se maltrata e um amor de verdade não magoa, trás felicidade. Por isso, amemos mais a nós mesmos, lutemos com dignidade para que nossos sonhos se realizem e quem sabe possamos ser amados de verdade, respeitados.
Lembre-se, se perdoar é mais fácil que perdoar o outro. Pense muito antes de magoar quem te ama.



 Participação da aluna Patricia


MEUS DESEJOS
Autora: Patricia - 3ª B
Tenho um desejo louco de conhecer-te um pouco mais, seus sonhos, seus planos, seus sentimentos...
Quero te falar meus assuntos mais banais. Quero discutir sobre teus gostos, teus sonhos, teus sentimentos... até de futebol que quase nada entendo, do teu cachorro e de tantas outras coisas, só pra ficar ao teu lado.
Que sentimento estranho é esse que nasce no meu coração, que na verdade, quero ouvir mais teu coração. Quero teu abraços, sentir teu coração, mergulhar no fundo dos teus olhos, misteriosos e castanhos, enquanto me olhar e deixa deslizar tuas mãos suaves sobre meus cabelos. Quero dançar contigo músicas preferidas, até mesmo falar de teorias malucas, sorrir contigo todas as descobertas do instante vivido, quero que tu saibas que és um ser especial em minha vida e que tive a sorte de te conhecer.




Ah! EU QUERIA!
Autora Hellem

Ah!  Se eu soubesse

Soubesse que ia gostar tanto!
Tanto! tanto! Teria me preparado,
Preparado meus olhos para reconhecer
E controlar a profundidade da minha alma
Ao te ver!

Teria preparado meu coração
Para não saltar pela boca ao te ver
Preparado meu interior
 Para não sentir o frio na barriga,
 Quando vens em minha direção


Teria preparado meu psicológico
Para não sofrer tanto ao te ver
Em outros braços. Beijando outra boca
Abraçando outro corpo que não o meu,
Eu queria ter me preparado!

Recebam o nosso carinho, abraços




26 comentários:

  1. Olá amiga Elza!
    Amei o texto e concordo com todas as palavras,precisamos tomar cuidado e saber para quem confiamos os nossos segredos,como diz o texto,pessoas que mais confiamos nos magoamos ou nos decepcionamos,mas é preciso perdoar para que a noss'alma fique em paz.
    As obras poéticas das alunas estão impecáveis e vejo um futuro promissor a todas.
    Parabéns.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de paz, querida professora Elza e alunas lindas Mariana, Priscila e Hellen!
    Estou extasiada diante de tanta beleza...
    Querida Mariana:

    "Quando se ama de verdade não se maltrata e um amor de verdade não magoa, traz felicidade."

    Que lindeza! Assim é o Amor, traz toda felicidade do mundo ao nosso 💙, paz, alegria, tranquilidade, sacia corpo e alma inteiramente...
    Linda sua prosa tão poética!
    Querida Priscila:
    Tudo que escreveu parece escrito por mim... quero tudo que poetizou com alma e tenho tido toda esta experiência que foi desejando... Muito lindo gostar do cotidiano do nosso amado! Futebol, serviços, familiares, grupos de amigos... tudo passa a ser interessante pous o é para quem amamos... muita verdade numa convivência amorosa está em seu escrito... amei, querida... E no dia a dia que se revela o Amor... não si numa cama como hoje se propaga... parabéns! O Amor gera interesse pelas coisas da outra parte. A isso se chama cumplicidade.

    "Quero teu abraços, sentir teu coração, mergulhar no fundo dos teus olhos, misteriosos e castanhos, enquanto me olhar e deixa deslizar tuas mãos suaves sobre meus cabelos."

    Querida Hellen:
    Em seu poema, eu suspirei fundo também... que foto linda! Efusiva e intensa como cor que a amiga Elza deu para ilustrar sua poesia avassaladora... uau!
    Você sente tudo isso é
    e poetizou com a alma em brasa...
    Mas, mesmo sendo nestas circunstâncias desfavoráveis, o Amor vai alcança-la, querida. Ele nos atinge e somos correspondidos com uma reciprocidade nem sempre preparada pois o Amor tem um quê de mistério.

    Querida Elza:

    "Você detém recursos preciosos de servir."
    Amar é servir (doar-se)

    Parabéns por nos trazer a mensagem espírita tão bonita e as alunas com seus 💙💙💙 tão incendiados pela chama juvenil do Amor que é para todos em todas as idades.
    Amo vir aqui...
    Saudade do meu segundo grau onde lecionava português/literatura, ah!
    Tenham as quatro dias cheios de notícias alvissareiras!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘😘🌷🌷🌷🌷

    ResponderExcluir
  3. Uma publicação/interacção, do poetizando e encantando simplesmente brilhante:)) Parabéns a todas as meninas que estão num bom caminho:))

    Hoje:- Mesmo que faltem as forças, eu vou...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda- Feira.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Amiga Elza, que mensagem bela e propícia para os dias atuais, em que o ser humano está perdendo o valor da vida, do outro e de se próprio.
      O maior tesouro não são os bens materiais, mas a bondade, o amor no coração...
      Lindo o que escreveste.
      “Provavelmente, não lhe será possível movimentar grandes riquezas do mundo, entretanto nada lhe impedirá o esforço de acumular tesouros de bondade no
      coração e de irradiá-los em gestos de compreensão e de amor”.

      Lindo o que destaca bem essa sábia mensagem, tão bem escolhida por você. Que Deus nos ilumine e transforme os nossos corações e nos torne seres humanos melhores.

      Quanto a Mariana que vem mais uma vez com sua prosa poética e dessa vez falando de decepção. Realmente Mariana, a decepção só é maior porque quem a motiva é justamente quem amamos. Quem ama não maltrata, torna ama faz o outro ser feliz. Parabéns!

      A Patrícia que hoje estreia no poetizando nos traz uma bela mensagem recheada de fortes desejos. Me arrisco a dizer minha linda aluna, esse sentimento é paixão e se for bem regado se transforma –se em amor. Parabéns, seja bem vinda! Volte sempre com suas lindas mensagens.

      A Hellem, com esse sentimento que mais parece um furacão, um sentimento que nasce e já é arrebatador. Minha linda, será que ao abraçar a outra o olho dele não desvia pra você! Quem sabe! mas se não de certo, parta pra outro, nada é mais importante seus estudos, sua felicidade. Parabéns! linda demais na foto, aliás, todas lindas!

      Parabéns mulheres lindas! Poetisas, escritoras, sejam muito felizes e abençoadas. Beijossss


      Excluir
  5. Quando as Poetizas se empenham, conectem poemas perfeitos! AMEI

    Momentos sempre únicos...
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  6. Lindas as participações todas e a mensagem inicial muito válida! Estamos mesmo vivendo momentos que ninguém gostaria! Pena! Parabéns pra vocês todas! bjs, chica

    ResponderExcluir
  7. Oi Elza, gostei de todos os textos e de certa forma todos eles se entrelaçam em paixões, expectativas e frustrações. Amar-se em primeiro lugar aprendemos aos poucos, faz parte do aprendizado.
    Parabéns à todas, abraço!

    ResponderExcluir
  8. Bela participação com preciosas reflexões. Muito bom!

    Um abraço. Tudo de bom.
    💙 Palavreando.

    ResponderExcluir
  9. Todas as participações ficaram deslumbrantes e cada uma no seu estilo peculiar arrebataram-nos com o lindo poetar. E esta reflexão inicial foi perfeita neste momento de tanta dor que estamos vivendo em nosso país
    Parabéns para todas vocês
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Elza!
    Como sempre sua participação é fenomenal e inspirada.
    Adorei ver que hoje temos vários alunos se expondo, expondo seus sentimentos.

    Hellem!
    Linda a profundidade do seu amor decantado em versos.

    Patrícia!
    Que lindo esse amor de conhecimento e entrega.

    Mariana!
    Linda sua verdade sobre o amor, entrega total.

    Todas lindas participações, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy
    https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/03/divulgacao-cultural-19-73-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
  11. Bom fim de noite Elza, perfeita e em tempo sua participação com esta inspiração e reflexão sobre a paz interior. Se ela falta a pessoa só pode fazer sofrer, magoar e ferir. O mundo perdeu o controle de seres bons são levados à perda de paz e assim de si. Gostei da partilha Espírita..

    Oi Mariana aqui um bela reflexão e pensamento para um proceder correto e digno do ser humano. Amar-se com todas as forças e assim poder amar o outro, entender e saber o momento de valorizar-se acima das fantasias. Amar não rima com maltratar, decepcionar. Muito boa sua participação e que venha sempre nos ofertar uma bela mensagem. Meu carinhoso abraço de paz e luz.

    Olá Patricia, viver um grande e louco amor, destes que tudo se explica e justifica, que supera as falhas e defeitos em nome de estar juntos a viver um romance, que vem do coração que ama e espera. Belo trabalho Patricia e que volte outras vezes com seus quereres e poesias intensas. Muito bonito. Carinhoso abraço.

    Hellen querida participante intensa e declaradora, se soubéssemos por certo tudo seria diferente, menos sofrimento, menos olhos tristes,mas o coração sem juízo, nos leva aos mais desvairados pensamentos e sentimentos, é certo que vivemos momentos lindo e intensos, mas sempre vem o depois e a decepção, para a qual não há remédio de efeito imediato.Mas que em poesia ficou bonito amiga. Meus parabéns e que possa voltar sempre.

    Obrigado Elza por incentivar e trazer os alunos para nos faz crer na nova poesia e que esta seja um elemento na alavanca, que possa deslocar o mundo.
    Meu abraço com carinho amiga.
    Beijo no coração de vocês e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ❤ e voltarei sim com todo prazer ❤ seus comentários me motiva a sempre esta escrevendo ❤

      Excluir
  12. Olá Elza! Olá meninas!
    Vocês foram maravilhosas, cada qual com sua participação,poesia ou prosa... todas vocês poetaram e encantaram neste lindo espaço de amizades que é o BC... Blog e espaço que agradecemos à nossa querida Lourdes. Um bem-haja meninas vocês são pérolas poéticas preciosas. Elza, Parabéns pela sua prosa poética, que nos convida à reflexão do mundo que vivemos e que queremos preservar aos nossos filhos e netos. Parabéns a todas vocês!
    Beijinhos especiais que Deus vos guarde e ilumine os vossos pensamentos.👏👏😘😘💖
    Luisa

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! chegando um pouco atrasada mas encantada com a lindeza da postagem aqui. Elza a mensagem que escolheste é muito propícia ao que estamos vivendo. acredito que está faltando amor próprio quando não se da valor a própria vida e a do outro. muitos acontecimentos tristes tem acontecido no Brasil e no mundo, temos mesmo que refletir.
    s alunas, jovens mas com pensamentos evoluídos e sensatos. O que escrevem vai dentro da alma e escrevem sobre o amor, esse sentimento que é a mola do mundo, pelo menos deveria ser, com seriedade. Deve ser as boas orientações dos seus mestres essas criaturas tão desvalorizadas mas que exercem o seu papel de professor com muita competência e assumem-se enquanto educadores, plantado sementes do bem em muitos corações. parabéns a você e a todos os mestres. Parabéns poetisas! continuem estudando, se preparando para a vida, poetizando, nos dando o prazer de disseminar essa cultura tão bela.Amei todas! Abraços, sejam felizes.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!

    Passando para deixar meus parabéns pelo dia de todos(as) os(as) Blogueiros e Blogueiras, que emprestam sua inteligência e sensibilidade à internet.

    Um abraço. Tudo de bom.
    💙 Blogueiro, um moderno Contador de Histórias?

    ResponderExcluir
  15. Olá Elza
    que belas participações dessas alunas dedicadas à palavras bonitas ! belo sentimento de partilha que nos enche o coração, ao ler estados de alma de pessoas generosas que procuram receber e dar felicidade aos outros :)
    é assim, é bonito, e as alunas estiveram muito bem !
    beijinhos,
    até breve
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir